Alagoas

Mais de 400 pacientes esperam por transplante em AL

Duas crianças esperam por um doador de córnea

Por Marcos Filipe Sousa 27/09/2019 16h04
Mais de 400 pacientes esperam por transplante em AL
Mais de 400 pessoas esperam por um transplante em Alagoas - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (27) em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos, a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos faz um alerta, o número de pessoas que estão esperando na fila por transplante não para de crescer.

Em Alagoas neste primeiro semestre foram 425 pessoas que vivem essa realidade, onde 210 aguardam um transplante de rim, 213 de córnea e dois de coração. E também se inclui nessa lista, duas crianças esperando por um transplante de córnea.

Um dado positivo é que não foram registradas mortes durante o tempo de espera na fila.

Como ser um doador?

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.

A vontade do doador, expressamente registrada, também pode ser aceita, caso haja decisão judicial nesse sentido. Em razão disso tudo, orienta-se que a pessoa que deseja ser doador de órgãos e tecidos comunique sua vontade aos seus familiares.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada estado e controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).