Educação

Dezoito mil alunos farão provas da segunda fase da OBMEP em Alagoas neste sábado (28)

Competição acontece em todos os 102 municípios alagoanos

Por Assessoria 28/09/2019 10h10
Dezoito mil alunos farão provas da segunda fase da OBMEP em Alagoas neste sábado (28)
Competição acontece em todos os 102 municípios alagoanos - Foto: Valdir Rocha

Cerca de 18 mil estudantes das redes pública e privada participam da segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em todo o Brasil serão aproximadamente um milhão de estudantes participando da prova, que será aplicada neste sábado (28), às 14h30 em todo o Brasil.

A segunda fase terá três horas de duração e consiste em prova composta por seis questões discursivas onde os alunos deverão apresentar os cálculos e o raciocínio adotado.

Em Alagoas, 350 mil estudantes de 850 escolas públicas e particulares participaram da primeira fase, que teve adesão de 100% de adesão das unidades da rede estadual de ensino.

Uma das unidades que participará desta etapa é a Escola Estadual Fernandes Lima, no São Jorge. Nesta sexta-feira (27), 150 estudantes participaram do II Grande Encontro OBMEP Fernandes Lima, um aulão preparatório para a prova e que contou com a presença de alunos da casa e de outras instituições, a exemplo do Colégio Tiradentes, Escola Estadual José da Silveira Camerino, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Colégios Sacramento e Santíssima Trindade, dentre outros.

Durante o evento, organizado pelo professor de Matemática Geraldo Ferreira, nove professores trabalharam na resolução de questões de provas anteriores da OBMEP.

Crescimento – A Escola Estadual Fernandes Lima classificou 89 estudantes para a segunda fase da Olimpíada.  A cada ano, a instituição registra um crescimento não só na OBMEP, mas também em outras olimpíadas de matemática, a exemplo da Canguru.

“Toda a semana, nossos alunos têm aulas pelo Projeto OBMEP na Escola e, desde 2012, tivemos muitas premiações para a escola e isso tem estimulado o aumento da participação dos alunos nas competições”, comemora o professor Geraldo Ferreira.

Michele Lins, diretora da unidade de ensino, também se mostra confiante no bom desempenho de seus alunos. “Estamos ansiosos, mas também confiantes de que teremos bons resultados na prova. As premiações elevaram a autoestima dos estudantes e fizeram com crescesse o interesse pela matemática”, conta.

Thaliston da Conceição, do 7º ano e Rayssa Thyele, do 8º ano estão entre os alunos da escola que passaram para a segunda fase. Ambos já conseguiram Menção Honrosa na OBMEP e prata nas Olimpíadas Canguru. “Estou estudando muito, darei o meu melhor  e vou buscar medalha, garante Thaiston. “ Quero ter um bom desempenho e, quem sabe,uma medalha. Gosto muito de cálculos e equações”, diz Rayssa.