Infraestrutura

Renan Filho inaugura Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, em Maceió

Equipamento tem capacidade para seis mil atendimentos por mês

Por 7Segundos 29/09/2019 10h10
Renan Filho inaugura Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, em Maceió
Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro do Poço, em Maceió - Foto: 7Segundos

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguraram o Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, no bairro do Poço, em Maceió, neste domingo (29).

Com orçamento próprio de R$ 30,8 milhões, o equipamento hospitalar tem capacidade de seis mil atendimentos por mês e 127 leitos distribuidos em sete andares.

Rena Filho disse que os pacientes começam a ser atendidos já nesta segunda-feira (30) e, na quarta-feira (2), o primeiro parto será realizado na unidade.

“Há 40 anos, não se construía um hospital em Maceió. É o momento que a saúde volta a receber investimentos capazes de melhorar a vida de todos os alagoanos, especialmente das alagoanas. Deixamos a saúde antiga e sem planejamento para trás e entramos em uma era com as melhores tecnologias e novas tendências”, afirmou.

Até o fim do ano, o Governo de Alagoas vai realizar um concurso público para área da saúde, com mais de 800 vagas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas recuperou o poder de investimento ao construir e equipar o Hospital da Mulher.

“É o primeiro passo da nossa política de ampliação da rede hospitalar; serão seis equipamentos entregues até o fim do governo Renan Filho. Em 2020, vamos entregar o Hospital Metropolitano e o em Porto Calvo e, em seguida, o de União dos Palmares e Delmiro Gouveia e, hoje, nos vamos anunciar Hospital da Criança”, contou.

Apoio do Legislativo e Judiciário

O senador Renan Calheiros (MDB), os deputados federais Tereza Nelma (PSDB) e Marx Beltrão (PSD), deputados estaduais, o presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Hugo Wanderley, o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Jr., o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutméns Airan, estiveram presentes no evento.

Para Tutméns Airan, o Governo do Estado dá uma lição e mostra que é possível financiar Saúde e em investir em equipamentos.

“É preenchimento de uma lacuna histórica da saúde da mulher. A questão do acolhimento às vítimas da violência sexual acende uma luza de esperança porque normalmente elas se acanham em denunciar por não encontrarem apoio”, disse.

Infraestrutura e atendimento

Entre os serviços estão de obstetrícia, puerpério, endocrinologia, ginecologia, colposcopia, mastologia, cardiologia, anestesia e cirurgia ginecológica. Além disso, o Hospital da Mulher vai contar com atendimento especializado para vítimas da violência sexual e da população LGBTQ+.

Uma equipe interdisciplinar e multiprofissional fará o atendimento nos ambulatórios de ginecologia, colposcopia, cirurgia ginecológica, planejamento familiar, mastologia, anestesia, psicologia, otorrino, cardiopediatria, infectologia, nutrição, pediatria, proctologia, neonatologia, psiquiatria, fonoaudiologia e obstetrícia.