Geral

WhatsApp bane ao menos 1,5 mi de contas no Brasil por robôs e fake news

Quase a totalidade dos textos na rede analisada era propaganda a favor do presidente Jair Bolsonaro (PSL)

Por Uol Notícias 30/09/2019 09h09
WhatsApp bane ao menos 1,5 mi de contas no Brasil por robôs e fake news
Celulares conectados a computador fazem envio de mensagens de WhatsApp em massa com a ajuda de robôs - Foto: Reprodução

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp baniu pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros de outubro de 2018, antes do segundo turno das eleições presidenciais, até o fim de setembro deste ano. As contas foram banidas por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio e incluem perfis banidos temporariamente ou para sempre.

O número foi obtido a partir de uma estimativa com base em cinco comunicados recentes da empresa e confirmado por especialistas em tecnologia da informação que conhecem de perto o trabalho da empresa para combater a epidemia de fake news que tomou conta do aplicativo. O WhatsApp não vai comentar os banimentos, informa sua assessoria de imprensa.

Em média, o WhatsApp bane ao menos 125 mil contas por mês no país por uso irregular da plataforma. Durante as eleições, houve um pico de contas banidas, o que pode distorcer a média para cima.

Na semana passada, o UOL mostrou que 80% de uma rede de desinformação pró-Bolsonaro que disseminava fake news durante as eleições com uso de robôs e disparo em massa de mensagens continuava ativa no WhatsApp.

Quase a totalidade dos textos na rede analisada era propaganda a favor do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ou informações falsas a respeito de adversários do hoje presidente da República.

Após as eleições, a tônica passou a ser a defesa do presidente e do governo federal de uma forma geral, além de ataques a adversários e fake news sobre o noticiário. Algumas contas de WhatsApp com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.