Alagoas

Desbloqueio é importante, mas não é suficiente, diz reitora da UFAL

Contas atrasadas de luz, energia e contratos dos terceirizados devem ser pagos

Por Marcos Filipe Sousa 30/09/2019 18h06
Desbloqueio é importante, mas não é suficiente, diz reitora da UFAL
Valéria Correia - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O desbloqueio de R$ 1,2 bilhão anunciado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC) para universidades e institutos federais ainda é insuficiente, avaliou a reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia.

“É importante, mas é insuficiente. Dos 30% bloqueados, apenas 10% será liberado, o que dá um pouco de fôlego”, disse a reitora.

Valéria informou que desta vez serão liberados aproximadamente 14 milhões que deve atender a todos os campus do Estado. “Já fizemos o levantamento, e não iremos paralisar as atividades como estava previsto”.

De acordo com a reitora as contas de água, energia e os contratos dos terceirizados que estavam atrasados até agosto, deverão ser pagos.

“O nosso orçamento do ano estava previsto com os 30% bloqueados, e apenas 10% foram liberados. Ainda precisamos do restante para continuar as atividades até o fim do ano”, expôs.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que da verba desbloqueada, 58% dos recursos foram destinados para recompor o orçamento das universidades e institutos federais.