Justiça

?14ª Vara Criminal promove mutirão para agilizar 200 processos

Força-tarefa, que segue até sexta-feira (4), pautou ações envolvendo crimes de trânsito e contra crianças, adolescentes e idosos

Por Dicom TJ/AL 01/10/2019 09h09
?14ª Vara Criminal promove mutirão para agilizar 200 processos
Juíza Juliana Batistela conduz audiência durante mutirão na 14ª Vara Criminal de Maceió - Foto: Adeildo Lobo

A 14ª Vara Criminal de Maceió iniciou, na segunda-feira (30), mutirão com 200 audiências que se estenderá até sexta-feira (04). A força-tarefa busca agilizar processos que envolvem crimes de trânsito e contra crianças, adolescentes e idosos. A ação ocorre no Fórum da Capital, no Barro Duro, sempre a partir das 13h.

A técnica de enfermagem Maria Cristiane Pereira de Amorim participou da força-tarefa. Ela disse que espera pelo julgamento do acidente de trânsito que vitimou seu marido. “Com o mutirão vemos a chance de um desfecho”, afirmou.

A ação foi organizada pela juíza Juliana Batistela, responsável pela unidade. A magistrada conduzirá as audiências envolvendo abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Não há como dar conta da demanda sem ser pela realização de mutirões. Essa demanda ficou represada por um tempo”, explicou.

Junto com Juliana Batistela, mais dois juízes estão atuando por dia na ação, dando mais celeridade à iniciativa. “Você dá uma resposta para a sociedade na medida em que acelera o julgamento desses processos”, destacou o juiz André Gêda, coordenador da Justiça Itinerante, parceira do mutirão.

Outros juízes convocados foram: Emanuela Porangaba, Nelson Fernando de Medeiros Martins, José Eduardo Nobre Carlos e Leila Kerckhoff. A ideia é que seja feito um mutirão por semestre. Em março deste ano, apenas com a magistrada da unidade, foram pautadas cerca de 270 audiências. O trabalho é feito em conjunto com a Defensoria e o Ministério Público.