Política

Prefeito Rui Palmeira lança campanha Maceió Rosa 2019

Campanha tem como slogan “Quem tem amor-próprio se cuida”

Por Secom Maceió 01/10/2019 13h01
Prefeito Rui Palmeira lança campanha Maceió Rosa 2019
Primeira-dama Tatiana Palmeira apresenta a campanha Maceió Rosa 2019 - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira e a primeira-dama Tatiana Palmeira lançaram, na manhã desta terça-feira (1º), a campanha Maceió Rosa 2019, durante um café da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro do Centro. Ao longo de todo o mês de outubro, a Prefeitura de Maceió vai promover diversas ações no sentido de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A palavra de ordem é a prevenção. As mulheres precisam fazer o auto-exame, em caso de detecção de alguma anormalidade, procurar imediatamente uma unidade de saúde. A gente sabe que a chance de cura é muito grande quando o câncer de mama é diagnosticado de forma precoce. Neste período, a cidade se veste  de rosa. Tudo é motivo para a gente criar essa onda rosa, objetivando chamar a atenção das mulheres para o exame preventivo”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

Este ano, a campanha tem como slogan “Quem tem amor-próprio se cuida”, que chama a atenção para o autoconhecimento, o olhar individualizado de cada pessoa sobre o próprio corpo como forma de se prevenir, de adotar hábitos saudáveis e de buscar fazer os exames preventivos de detecção do câncer de mama.

A primeira-dama e coordenadora do Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, falou do desafio de encabeçar a campanha. “Eu sou uma pessoa muito empolgada com a causa, até mesmo antes de ter tido o câncer. Cada ano, eu acho que a gente pode fazer uma campanha melhor, que consiga alcançar mais e mais mulheres. Até porque a gente só vençe essa doença por meio da prevenção e da descoberta precoce. É uma alerta geral para a população, a Prefeitura estará com uma série de serviços de saúde para a parte alta e baixa da capital”, lembrou a primeira-dama.

Criado em 2014, o Maceió Rosa, que faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa, tem mobilizado milhares de mulheres a fazer os exames no mês de outubro. Até o ano passado, foram feitas 21.452 mamografias. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais afeta as mulheres brasileiras, mas apesar de afetar majoritariamente o público feminino, também ocorre em homens. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam que a partir dos 60 anos, 1% dos homens pode ser diagnosticado com a doença.

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Marcelo Palmeira, mencionou a relevância de sua secretaria no Maceió Rosa. “É um prazer estar junto do prefeito Rui Palmeira lançando mais uma campanha com essa temática tão relevante. Vamos intensificar as ações para que possamos cada vez mais salvar mais vidas. A Secretaria Municipal de Assistência Social intensificará diversos serviços nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) neste período da campanha”, comentou.

A faixa etária entre 50 e 69 anos é a preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior risco para o desenvolvimento da doença. Por isso, a campanha prioriza a oferta de exames de mamografia para mulheres maceioenses dessa faixa de idade.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a detecção precoce do câncer multiplica os recursos da própria atenção básica de saúde.  “Prevenir um câncer é uma coisa, curar a doença em uma etapa adiantada é outra coisa. Além disso, você não submete a família ao processo mais doloroso da doença em um estágio mais avançado. Por isso estamos com um empenho total do Município. Vamos, em alguns casos, multiplicar por quatro os atendimentos regulares”, frisou o secretário, que aproveitou para mencionar a mobilização dos parceiros privados e filantrópicos.

Importante ferramenta para a percepção de anomalias nas mamas, o estímulo ao autocuidado segue como um dos aspectos a serem destacados na campanha, que deve incentivar principalmente a busca pelos serviços de saúde, especialmente o exame de mamografia, cuja oferta aumenta durante a campanha, sem exigência de consulta prévia para as mulheres da faixa etária preconizada.

Verônica Brandão, gerente de atenção à saúde da mulher da SMS, faz uma chamamento às mulheres maceioenses. “Durante todo o mês, de segunda a sexta, estaremos com todas as unidades de saúde abertas. Com atendimento às mulheres, com exames de mama, bem como encaminhamento para a mamografia. As mulheres com menos de 50 anos também serão atendidas, mas o nosso direcionamento é para as da faixa preconizada. Teremos várias ações , como verificação de pressão, teste de glicemia, prevenção do câncer de boca e pele, ginecologista, clínico, além de outros atendimentos”, detalhou.

Instituições parceiras 

Além de intensificar nos meios de comunicação a conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce, a campanha promove a venda da Camisa Maceió Rosa, um dos principais instrumentos da identidade das ações e de grande relevância para essas instituições, que têm a renda revertida para o custeio de suas atividades. Este ano, as instituições selecionadas por meio de edital foram a Casa Rosa e o Grupo Mama Renascer.

Programação

Feira de Serviços, Corrida Rosa, capacitação, ações de Saúde e nos Cras, palestras, atividades esportivas e recreativas em vários pontos da capital farão parte das atividades.

As ações do Maceió Rosa prosseguem nesta quarta-feira (2), às 10h, no Parque Shopping, com o lançamento da Loja Rosa. A programação completa por ser conferida no: http://www.maceio.al.gov.br/maceiorosa/.