Meio ambiente

Sobe para 115 número de locais atingidos por manchas de óleo no Nordeste

Origem da substância ainda é investigada

Por G1 02/10/2019 10h10
Sobe para 115 número de locais atingidos por manchas de óleo no Nordeste
Manchas de óleo aparecem no Litoral de Alagoas - Foto: Reprodução/TV Gazeta

Subiu para 115 o número de localidades atingidas por manchas de óleo no Nordeste, segundo o último balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), publicado nesta terça-feira (1). São 55 municípiosafetados em 8 estados. 

Dessas localidades, 26 já estão livres de óleo na areia. Na maior parte dos locais a limpeza ocorreu de forma natural, com o efeito das marés e do vento, mas em outras a retirada dos resíduos foi feita pela Petrobras ou por empresas contratadas. 

Pelo menos 13 animais foram atingidos pelo óleo – nove tartarugas e uma ave foram encontradas mortas ou morreram após o resgate.

Uma investigação do Ibama aponta que o óleo que está poluindo as praias têm a mesma origem, mas ainda não é possível afirmar de onde ele veio. Em nota, a Petrobras afirma que o material não é produzido pela companhia. 

A suspeita é que o petróleo tenha vindo de navios que passam pela região, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que está analisando imagens de satélite da costa. A pesquisa, no entanto, ainda está em estágio inicial. 

As manchas começaram a aparecer no início de setembro. Até quinta-feira (26), eram 99 localidades atingidas. Na sexta (27), o número subiu para 109. No domingo (29), chegou a 113 e na terça-feira foi para 115.

Confira quantos locais foram atingidos em cada estado, segundo o Ibama: 

Alagoas: 11 locais

Ceará: 9 locais

Maranhão: 11 locais

Paraíba: 16 locais

Pernambuco: 19 locais

Piauí: 2 locais

Rio Grande do Norte: 43 locais

Sergipe: 4 locais

A lista completa de municípios e praias atingidos está disponível no site do Ibama. Em Sergipe, o órgão local de meio ambiente alertou nesta quarta (2) que o número de localidades afetadas já subiu para 5depois do último balanço do Ibama. Segundo a Adema, manchas escuras também foram encontradas na Praia da Atalaia Nova, no município da Barra dos Coqueiros.