Polícia

Comandante-geral da PM visita sede do 5° Batalhão de Polícia Militar

Unidade presta um relevante serviço na segurança de bairros da parte alta da Capital

Por Ascom PM/AL 02/10/2019 11h11
Comandante-geral da PM visita sede do 5° Batalhão de Polícia Militar
Visita ao 5º BPM é a primeira de uma sequência prevista pelo Comando-Geral da Corporação - Foto: Ascom PM/AL

O comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, esteve durante a manhã desta quarta-feira (02), na sede do 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM), situado no bairro do Benedito Bentes, parte alta de Maceió.

A comitiva, que também teve a presença do comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Neyvaldo Amorim, e do comandante do Regimento de Polícia Montada (RPMon), tenente-coronel Ascânio Casado, foi recebida pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Wágner Coutinho.

O 5° BPM é responsável pelo policiamento dos bairros do Canaã, Ouro Preto, Santa Lúcia, Benedito Bentes, Antares, Jardim Petrópolis, Distrito Industrial, e parte do Tabuleiro do Martins, Cidade Universitária e Serraria, representando o número significativo de 344.885 habitantes, de acordo com o levantamento feito pelo Tribunal de Justiça de Alagoas em 2019.

Na oportunidade, o tenente-coronel Coutinho apresentou informações atuais referentes ao número do efetivo, viaturas e resultados obtidos em 2019, destacando as reduções de 22,7% de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e 36,4% de furtos, em comparação ao ano passado, além das apreensões de 80 armas de fogo, nove a mais do que foi registrado durante o mesmo período em 2018, representando um aumento de 12,67%.

Em relação a apreensão de drogas, foi divulgado que o 5º BPM já conseguiu retirar das ruas mais de cem quilos de maconha, 20 quilos de cocaína e quatro quilos de crack.

Marcos Sampaio esclareceu para a tropa que a intenção da visita era proporcionar uma aproximação com o efetivo, além de esclarecer dúvidas pertinentes aos militares quanto ao direcionamento da Corporação.

"Periodicamente estaremos visitando todas as unidades. O 5° BPM foi o primeiro em virtude do tamanho de sua área. Sabemos que o desafio dos senhores é imenso, pois frequentemente tem surgido novos condomínios na região e isso requer uma maior atenção, planejamento estratégico e sabedoria por parte, não só do tenente-coronel Coutinho, mas também daqueles que fazem a segurança nas ruas, combatendo a criminalidade", frisou o comandante-geral.

O coronel também agradeceu o empenho da tropa e a parabenizou pelos resultados obtidos em 2019. "Os números deixam claro que os militares desta Unidade estão engajados e motivados para desempenhar um bom trabalho, que isso se perpetue e que vocês possam dar sequência obtendo resultados ainda melhores" , finalizou o oficial superior.