Geral

Sem eletricidade, médicos usam lanterna de celular para terminar cirurgia

Por Uol Notícias 05/10/2019 17h05
Sem eletricidade, médicos usam lanterna de celular para terminar cirurgia
Médicos realizando cirurgia no Piaui - Foto: Reprodução

Médicos da maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina (PI), usaram lanternas de telefone celular para iluminar mesas de cirurgia e realizar procedimentos ontem porque os geradores da unidade hospitalar não funcionaram quando faltou energia elétrica fornecida pela Equatorial Piauí. Segundo o Sindicato dos Médicos do Piauí, o problema também aconteceu no HUT (Hospital de Urgência de Teresina).

Funcionários da maternidade disseram que a falta de energia elétrica durou das 13h até às 18h. Já o HUT ficou sem fornecimento das 18h30 de ontem até às 5h de hoje.

A falta de energia dentro das duas unidades foi relatada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Samuel Moreira Rego. Segundo ele, a salas de cirurgia funcionaram "à luz de lanterna de celular."

"Até quando os gestores seguirão desprezando a saúde pública do nosso povo? Enquanto isso, médicos trabalham sobrecarregados no limite do estresse para cumprirem sua missão de salvar vidas", questiona Rego.

A Evangelina Rosa é a segunda maior maternidade pública do Nordeste em atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Já o HUT é unidade de referência em atendimento de urgência e emergência em todo o Piauí.

Um temporal causou destruição em Teresina ontem e, por consequência, faltou de energia em diversas áreas da capital. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais), foram registrados 12 mm de chuva em apenas uma hora. O Climatempo informou que o aeroporto de Teresina registrou rajada de ventos de 83 km/h.

A direção da Evangelina Rosa explicou que houve instabilidade na rede elétrica e uma das fases do sistema da maternidade caiu. "Como a rede é trifásica, o gerador não reconheceu a falta de energia e, por isso, não funcionou em princípio", explicou a maternidade. "Imediatamente após tomar conhecimento da oscilação de energia no Centro Cirúrgico, a equipe de manutenção da casa desligou a chave-geral, o gerador foi acionado e funcionou normalmente", completou.

A maternidade disse ainda que a rede elétrica da região que está localizada segue instável, mas a companhia energética esteve na unidade hospitalar. "Os grupos geradores da Evangelina estão funcionando normalmente, mantendo a casa energizada", informou.

A direção do HUT negou que funcionários precisaram usar lanternas de telefones para trabalhar ontem. O HUT afirmou que no período em que o hospital ficou sem energia elétrica fornecida pela Equatorial, os geradores não pararam de funcionar.

Os equipamentos, segundo o HUT, continuaram alimentando as áreas de pronto atendimento, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, etc, além disso, a unidade hospitalar possui lâmpadas e tomadas de emergência, que funcionaram de forma alternada.

"É importante ressaltar que nenhum paciente teve seu atendimento prejudicado pela falta de energia. Os geradores entraram alimentando as principais áreas do hospital", informou o HUT.