Educação

Colégio Tiradentes da PM-AL abre inscrições para novos alunos

Primeira etapa será feita pela internet a partir de 10 de outubro

Por Agência Alagoas 05/10/2019 08h08
Colégio Tiradentes da PM-AL abre inscrições para novos alunos
Processo seletivo do Colégio Tiradentes é historicamente disputado - Foto: Ascom/CPM

A Secretaria de Estado da Educação, juntamente com o Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas, acaba de lançar o edital para o Exame de Seleção para admissão  de novos estudantes no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas.

As vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2020 incluem as modalidades de Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) das Unidades Capital e Agreste. Na unidade em Maceió serão ofertadas 90 vagas para o 6º ano do Ensino Fundamental. Já em Arapiraca serão 120 novos alunos para o 6º ano e outros 30 para o 1º ano do Ensino Médio.

Das vagas e inscrições

Em atendimento à Lei nº 5.883, de 28 de novembro de 1996, e à Lei nº 6.568, de 06 de janeiro de 2005, que estabelecem que o Colégio da Polícia Militar Tiradentes é destinado aos filhos de Policiais Militares e Bombeiros Militares, sendo aberta à participação para a comunidade em geral, conforme critérios, ficando determinado que os candidatos oriundos da Rede Pública terão cota de 70% da disponibilidade do total de vagas.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet no endereço eletrônico. Esta primeira etapa vai de 10 a 18 de outubro. O responsável legal pelo candidato (pai, mãe, pessoa que detenha a guarda ou tutor legalmente constituído) deverá preencher devidamente todos os campos disponibilizados na ficha de inscrição on-line.

A confirmação da inscrição será efetivada após a apresentação da documentação (confira lista completa no edital) prevista para iniciar no dia 23 de outubro. Em Maceió, deve ocorrer na 1ª Gerência Regional de Educação (Gere) situada na Rua Epaminondas Gracindo s/n° Pajuçara (após Hotel Ouro Branco) e em Arapiraca na 5ª Gere, situada na Rua Antônio Marroquim, s/n° Baixão (ao lado Escola Estadual Isaura Antônia Lisboa);

As provas serão realizadas no dia 24 de novembro. O candidato deverá dirigir-se a seu local de prova portando o documento de identificação com foto (RG) e 01 (uma) cópia do protocolo de inscrição. Na capital, as provas devem acontecer na Escola Estadual Moreira e Silva e/ou outras unidades escolares dentro do CEPA (Centro de Pesquisa Aplicada), dependendo do número total de candidatos inscritos em Maceió. Já os candidatos da Unidade Agreste farão prova na Escola de Ensino Integral Isaura Antônia de Lisboa, Escola Estadual Pedro Reis e/ou outras unidades escolares dentro do mesmo bairro.

O resultado final deve ser divulgado até 13 de dezembro. O período de matrícula vai de 16 a 20 de dezembro na Secretaria Escolar da unidade para a qual o estudante se candidatou. Para conferir o conteúdo programático das provas e mais detalhes do edital, basta acessar o link do DOEAL.

Colégio Tiradentes

A cada ano, o Colégio Tiradentes vem se consolidando no cenário da educação pública estadual como referência. Os seus alunos têm obtido destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conquistado medalhas e menções honrosas em olimpíadas de conhecimentos e competições esportivas.