Maceió

Eleições do Conselho Tutelar apresentam problemas em Maceió

Alguns candidatos foram flagrados fazendo campanha

Por 7segundos 06/10/2019 12h12
Eleições do Conselho Tutelar apresentam problemas em Maceió
Promotor Ubirajara Ramos, está na Escola Estadual Deputado Rubens Canuto, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió - Foto: Cortesia

Durante as eleições do Conselho Tutelar, que ocorrem neste domingo (06), promotores de justiça relataram alguns problemas nas eleições de Maceió. 

Segundo eles, as urnas estavam atrasadas, rasgadas, remendadas e sem tampa ou desacompanhadas da listagem de eleitor. Em alguns locais, houve atraso e ausência de mesários, além de falta de banheiro e bebedouro para o público. Houve também falta das almofadas para os eleitores analfabetos. Alguns candidatos estavam fazendo propaganda no local, o que é proibido pela Resolução no 007/2019 do CMDCA. 

De acordo com o promotor Ubirajara Ramos, coordenador da comissão de fiscalização do MPAL, o CMDCA foi acionado em todos os casos para resolver cada uma das situações. Quanto aos candidatos que forem flagrados fazendo propaganda ou qualquer outra conduta proibida, a orientação do Ministério Público é que o Conselho instaure procedimento administrativo para fazer a cassação do registro ou do mandato, caso eles sejam eleitos. Por isso, o MPAL reforça que, quem fizer algum flagrante, deve procurar o CMDCA. 

Já sobre os pontos positivos, o MPAL destaca o policiamento da PM nas escolas e a forte participação dos eleitores.