Justiça

Justiça manda internar no HC procurador da Fazenda que tentou matar juíza

Justiça atendeu pedido da defesa, e procurador ficará aos cuidados da equipe de psiquiatria do Hospital das Clínicas, sem a presença de agentes da PF

Por FolhaPress 06/10/2019 15h03
Justiça manda internar no HC procurador da Fazenda que tentou matar juíza
Decisão foi publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (10). - Foto: Assessoria

Preso na última quinta (3) por tentar matar a facadas a juíza federal Louise Filgueiras na sede do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, o procurador Matheus Carneiro Assunção será encaminhado para internação provisória no Hospital das Clínicas de São Paulo. A decisão, desse sábado (5), foi determinada pelo juiz federal de plantão Fernando Toledo Carneiro, a pedido da defesa.

Assunção ficará aos cuidados da equipe de psiquiatria do Hospital das Clínicas, sem a presença de agentes da Polícia Federal. Contudo, a unidade fica proibida de liberar o procurador sem que a Justiça autorize.

O procurador seria transferido inicialmente para cumprir prisão preventiva no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico "Dr. Arnaldo Amado Ferreira", em Taubaté (SP), diante do "risco significativo" de que poderia cometer suicídio, segundo argumentou a juíza Andréia Moruzzi, da 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Ele tentou se matar logo após a tentativa de homicídio contra a juíza.

A ação também motivou a magistrada a deferir pedido de instauração de incidente de insanidade mental, que irá avaliar o grau de discernimento de Assunção durante o ataque.

O procurador golpeou a juíza federal Louise Filgueiras com uma faca, no pescoço, e ainda jogou uma jarra de vidro contra a magistrada. Ela sofreu ferimentos leves. O agressor foi imobilizado por servidores do TRF-3, a Polícia Federal, acionada, e Assunção foi preso em flagrante.

Quando foi atacada, a magistrada Louise substituía o desembargador federal Paulo Fontes, ocupando o gabinete do 21º andar do TRF-3.

Após ser contido, o procurador afirmou que "queria fazer protesto". Na Polícia Federal ele ficou em silêncio.