Geral

Em semana comemorativa, Detran/AL promove ações educativas para crianças

Atividades estão sendo realizadas na capital e no interior

Por Assessoria 09/10/2019 11h11
Em semana comemorativa, Detran/AL promove ações educativas para crianças
Detran/AL promove ações educativas para crianças - Foto: Assessoria

Com o auxílio de jogos, atividades recreativas, palestras e material didático, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da Chefia de Educação para o Trânsito e da equipe da operação Lei Seca, está promovendo ações educativas alusivas à Semana da Criança. As atividades estão sendo realizadas em escolas da capital e do interior do Estado com a finalidade de disseminar a importância das regras de circulação e conduta, reforçando a importância do bom convívio no trânsito.

De acordo o chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Antônio Monteiro, é essencial tratar à saúde e à segurança da criança, seja ela como futuro condutor ou como fiscal dos pais, ajudando na sua própria segurança. Ele enfatiza algumas atitudes seguras que são primordiais e que devem ser adotadas para evitar acidentes graves.

“A criança precisa de cuidados na hora de atravessar a rua para que a travessia não seja feita sozinha. No veículo, os pequenos devem ser conduzidos no banco traseiro, muito bem alocados, de acordo com o seu tamanho e altura, utilizando o dispositivo de segurança de forma correta. Lembrando também que no uso da motocicleta não é permitido crianças abaixo de sete anos nem a condução de nenhum tipo de veículo com excesso de passageiros. Pedimos que as famílias estejam atentas ao seu maior bem, seu patrimônio, que são os filhos. Nessa semana da criança a nossa mensagem é de proteção”, destaca Monteiro.

Para o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, o objetivo da programação, além de levar informações sobre trânsito seguro para as crianças, é fazer com que elas sejam as principais aliadas para disseminar o que aprenderam.

“Estas ações pretendem transformar as crianças em multiplicadoras da boa educação no trânsito e, desta forma, cooperar com a preservação da vida por meio do conhecimento adquirido. É fundamental reforçar atitudes positivas que as crianças devem ter enquanto pedestres, passageiros e ciclistas. Nossa equipe técnica está preparada para transmitir, de forma lúdica, a importância do comportamento seguro no trânsito”, ressaltou Catão.

AÇÕES EDUCATIVAS

Nesta quinta-feira (10), o Detran/AL irá promover uma ação educativa na Escola Municipal Tereza de Jesus, localizada no bairro do prado, às 8h, com jogos interativos e distribuição de materiais educativos. 

Ainda na quinta, a equipe de Educação da autarquia irá realizar uma palestra sobre segurança no trânsito para jovens, no Estádio Rei Pelé, a partir das 19h, durante a abertura do evento “Taça das Grotas”, promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e demais instituições parceiras.

Na sexta-feira (11) será a vez dos alunos do Colégio Rosalvo Ribeiro, no bairro do Jacintinho, receberem orientações sobre os direitos e deveres no trânsito pela equipe do Detran/AL.