Meio ambiente

Ambientalistas protestam no Rio contra leilão de áreas de petróleo

Manifestação é contra oferta de blocos cuja exploração poderia trazer riscos ao parque marinho de Abrolhos

Por G1 10/10/2019 09h09
Ambientalistas protestam no Rio contra leilão de áreas de petróleo
Protesto é realizado em frente a hotel onde leilão acontece nesta quinta - Foto: Reprodução

Um grupo de ambientalistas protesta nesta quinta-feira (10) no Rio de Janeiro contra o leilão de áreas de exploração de petróleo que acontece em um hotel na Barra da Tijuca. A manifestação é contra a oferta de blocos cuja exploração poderia trazer riscos ao parque marinho de Abrolhos, no litoral da Bahia.

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) leiloa nesta quinta 36 blocos exploratórios de petróleo e gás. As áreas, que serão ofertadas sob regime de concessão, estão nas bacias sedimentares marítimas de Pernambuco-Paraíba, Jacuípe, Camamu-Almada, Campos e Santos.

Uma ação que corre na Justiça da Bahia, no entanto, colocou as ofertas dos 7 blocos nas bacias de Camamu-Almada e Jacuípe sub-judice. Esses blocos, localizados na costa baiana, seriam os que oferecem risco a Abrolhos.

Antes do leilão, no entanto, o diretor-geral da ANP, Décio Oddone, apontou que, "havendo um Relatório de Impacto Ambiental bem conduzido, não há problemas". "A proximidade (com Abrolhos) já foi discutida. Temos blocos que são ainda mais próximos de Abrolhos do que estes leiloados hoje. Foi isso que levou a nós e o Ibama a assinarem os documentos que permitiram este procedimento. Se achássemos que Abrolhos estaria em risco, nem colocaríamos em licitação”, afirmou.