Utilidade Pública

Barreiras de contenção serão instaladas na foz do Rio São Francisco para conter avanço de óleo

Ação será realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas

Por Agência Alagoas 10/10/2019 10h10
Barreiras de contenção serão instaladas na foz do Rio São Francisco para conter avanço de óleo
Manchas de óleo que atingem praias nordestinas - Foto: Adema/Governo de Sergipe

Após o surgimento de uma mancha de óleo na região da foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, nesta quarta-feira (9), barreiras de contenção serão colocadas na região para conter o avanço do material.

 O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) receberam o apoio da Transpetro, que irá ceder essas barreiras, para que possam ser encaminhadas a região afetada.

Serão usadas barreiras de absorção, que absorvem o material encontrado, e barreiras que fazem a contenção deste material, não deixando que eles possam avançar. Na terça-feira (8), membros da Semarh, do IMA/AL, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e Marinha, realizaram um sobrevoo na região, onde não contataram a presença do material na foz do rio.

O trabalho de fiscalização e acompanhamento no litoral seguirá sendo feito, junto, somado a trabalhos de educação ambiental e treinamento para os municípios, para que possam realizar as ações devidas, em caso de aparição de novas manchas.