Turismo

Planejada por Marx no Ministério do Turismo, mudança da Embratur representa avanço para turismo nacional

A mudança vai possibilitar um grande incremento na atuação do órgão

Por Assessoria 10/10/2019 19h07
Planejada por Marx no Ministério do Turismo, mudança da Embratur representa avanço para turismo nacional
Deputado federal Marx Beltrão (PSD) - Foto: Assessoria

O governo do presidente Jair Bolsonaro deve encaminhar para o Congresso Nacional uma MP (Medida Provisória) transformando a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) de uma autarquia federal para uma Agência de Promoção no formato de Serviço Social Autônomo, com modelo de gestão e funcionamento similar a da atual Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ). 

A mudança, mais que uma alteração no estatuto jurídico da Embratur, vai possibilitar um grande incremento na atuação do órgão, com forte reflexo em uma atuação mais diversificada e ampliada do fomento e na promoção ao turismo no Brasil. A proposta foi idealizada durante a gestão do atual deputado federal Marx Beltrão (PSD) como ministro do Turismo. A estimativa é que com a mudança sejam ampliados os investimentos em ações e estratégias para alavancar o fluxo turístico nacional.

“Esta mudança foi estudada e planejada no Mtur com o intuito de se ampliar os investimentos na promoção do turismo brasileiro, e fazer o país dar um salto na questão de atração de visitantes. Fico feliz em ter participado deste momento, e também em ver o governo levando em frente projetos pensados não por mim individualmente, mas sim por um conjunto de técnicos, representantes do segmento do turismo e especialistas no assunto”, afirmou Marx Beltrão.

A assinatura da MP com a transformação a Embratur em agência vai ser feita pelo presidente Bolsonaro no dia 6 de novembro no Palácio do Planalto, em Brasília, e contará com a presença dos ministros do turimo Gustavo Santos, da Argentina, Liliam Kechichian, do Uruguai e Sofia Montiel, do Paraguai. De acordo com o atual presidente da Embratur, Gilson Machado, a criação da nova Embratur é um passo fundamental para os investimentos governamentais no turismo brasileiro.

“É uma decisão histórica do presidente Jair Bolsonaro. Ele demonstra, mais uma vez, que o turismo é prioridade de seu governo e que a Embratur deve ter protagonismo na divulgação do Brasil no exterior”, afirmou Gilson.