Saúde

Instituto Biota lança cartilha com instruções para casos de intoxicação por petróleo presente nas praias

Material também traz instruções sobre como proceder ao encontrar animais contaminados

Por Paula Berle 11/10/2019 10h10
Instituto Biota lança cartilha com instruções para casos de intoxicação por petróleo presente nas praias
Tartaruga encalhada é encontrada viva por banhistas, em Feliz Deserto - Foto: Assessoria

As manchas de óleo que apareceram no litoral nordestino se apresentam, além de um grande dano à natureza, como um perigo para banhistas e para a fauna marinha, que está sendo contaminada pelo líquido pegajoso.

As grandes manchas pretas já atingiram mais de 150 praias, em 62 municípios de todo o nordeste. Em Maceió, quatro tartarugas marinhas já foram encontradas no litoral, tendo duas delas morrido devido à contaminação.

Preocupados com esse número, biólogos do Instituto Biota de Conservação lançaram um manual com instruções para pessoas que encontrarem animais com manchas de óleo e para banhistas tiveram a pele contaminada pelo material.

O contato com os animais deve ser evitado. Se possível, é indicado que se peça ajuda e proteja-o do sol, pois o óleo quando aquecido, pode causar ferimentos ao animal. O Instituto Biota deve ser informado o mais rápido possível da localização do animal, para que os cuidados necessários sejam tomados o mais rápido possível. Em hipótese alguma devolva o animal para o mar.

Os especialistas ressaltam ainda que o ideal é evitar contato humano com o, mas caso aconteça, é indicado que a pele seja com gelo e óleo de cozinha. O contato com o petróleo e seus derivados pode provocar diversos problemas de saúde que vão desde alergias até infecção pulmonar —caso grande quantidade do óleo entre no organismo pelas vias áreas- até queimaduras de terceiro grau.

Os registros podem ser enviados para os números (82) 99115-2944 / 98815-0444 / 99115-5516. É importante que seja informado no momento da denúncia a data, cidade e praia do registro.