Fatalidade

Com aneurisma cerebral, historiador Dirceu Lindoso é internado na UTI do HGE

Professor, de 87 anos, está sendo assistido pela equipe de neurocirurgia

Por Agência Alagoas 11/10/2019 16h04
Com aneurisma cerebral, historiador Dirceu Lindoso é internado na UTI do HGE
Dirceu Lindoso está sendo assistido pela equipe de neurocirurgiões do hospital, além de médicos intensivistas - Foto: Ailton Cruz

Com quadro de aneurisma cerebral, o cientista social e historiador Dirceu Lindoso, de 87 anos, encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral do Estado (HGE). Lindoso está sendo assistido pela equipe de neurocirurgiões do hospital, além de médicos intensivistas.

O estado de saúde do historiador é estável, porém grave. Dirceu Acioli Lindoso deu entrada no hospital nesta quarta-feira (9), às 19h36, apresentando rebaixamento do nível de consciência e histórico de microangiopatia cerebral.

O professor recebeu atendimento da equipe multidisciplinar do HGE, composta por médicos, enfermeiros, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem. Após a realização de exames, incluindo tomografia computadorizada no crânio e encéfalo, foi identificado o aneurisma.

Na UTI, Dirceu Lindoso pode receber visitas dos familiares entre 16h e 17h, conforme as regras do hospital. Também há a possibilidade de uma pessoa permanecer junto ao leito entre 10h e 22h, devido ao projeto UTI Visitas. De acordo com estudos realizados pelo projeto, o paciente em regime de visita estendida é melhor acolhido e tem melhora mais rápida, diminuindo o tempo médio de internação e o risco de infecções relacionadas à ventilação mecânica.

O UTI Visitas é conduzido pelo Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e foi implantado no HGE em 2017.