Política

Vereadores de Maceió votam projetos de assistência social propostos pela bancada feminina

Prevenção ao suicídio e construção de um CRAS foram algumas pautas da sessão desta terça (15)

Por Assessoria 15/10/2019 20h08
Vereadores de Maceió votam projetos de assistência social propostos pela bancada feminina
Sessão ordinária na Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Na ordem do dia da sessão desta terça-feira (15), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei de Silvania Barbosa (PRTB), que institui o Programa de Prevenção ao Suicídio em Maceió, em primeira discussão. Para virar lei, o texto necessita ainda de ser aprovado em segunda discussão.

“O suicídio é um ato completo cuja causa mais comum é um transtorno mental e/ou psicológico que pode incluir depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas, ainda dificuldades financeiras e pessoais, entre outros motivos. Em Maceió, para ficarmos no âmbito local, dados da Secretaria de Segurança Pública revelam que, entre 2015 e 2018, 146 pessoas tiraram a própria vida, e que em todo estado elas já são mais de 540. Por todas essas razões, resolvi apresentar o projeto para que o Município de Maceió possa criar políticas públicas no sentido de combater este mal”, disse Silvania Barbosa.

Ainda pela bancada feminina da Casa, a vereadora Fátima Santiago (Progressistas) também teve um PL que passou por votação e que cria a Carteira de Identificação do Autista, a CIA, para os portadores da síndrome na capital.

Por último, a vereadora Maria Aparecida (DEM) conseguiu aprovar PL que considera de Utilidade Pública o Instituto Social e Educacional Nova Vida, no Graciliano Ramos. Já Simone Andrade (DEM) requer a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em Ipioca.