Meio ambiente

Óleo nas praias: Alagoas ainda não decretou situação de emergência

Bahia e Sergipe foram os primeiros a oficializar decisão

Por 7Segundos 16/10/2019 18h06
Óleo nas praias: Alagoas ainda não decretou situação de emergência
Manchas de óleo estão espalhadas pelas praias de Alagoas - Foto: Assessoria

O Governo do Estado ainda não decretou situação de emergência por causa das regiões afetadas pelas machas de óleo, em Alagoas.

Estados como Bahia e Sergipe, que estão sub situação de emergência na faixa litorânea, devem contar com verbas emergenciais para lidar com o avanço do petróleo.

O 7Segundos entrou em contado com o Gabinete Civil, que explicou que, por enquanto, não há tratativas sobre o assunto.

Na próxima segunda-feira (21), a Assembleia Legislativa de Alagoas deve promover, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Proteção aos Animais, uma audiência pública para debater as manchas de óleo que estão atingindo as praias no estado.

“Este desastre ambiental tem afetado todas as nossas praias. Infelizmente, o Governo do Estado resiste em decretar estado de emergência e a Comissão de Meio Ambiente está muito preocupada com a situação. Queremos ouvir dos órgãos do Executivo o que tem sido feito para minimizar os danos, especialmente à nossa fauna e flora marinha”, disse o presidente da comissão, deputado Davi Maia (DEM).

Cidades afetadas

De acordo com o último boletim do Ibama, publicado nesta terça-feira (15), pelo menos onze municípios foram atingidos pelos óleos: Feliz Deserto, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Coruripe, Piaçabuçu, Paripueira, Roteiro, Barra de São Miguel, Passo de Camaragibe, Japaratinga e Maceió.

Nesta quarta-feira (16), o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles visitou, ao lado do vice-governador Luciano Barbosa, o município de Japaratinga, para acompanhar os trabalhos de remoção de óleo.