Segurança

Dados mostram redução da violência pelo 15º mês consecutivo, em Alagoas

Informações foram apresentadas em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (17)

Por 7Segundos 17/10/2019 10h10
Dados mostram redução da violência pelo 15º mês consecutivo, em Alagoas
SSP apresenta números da redução da violência em Alagoas - Foto: Ricardo Alexandre/7Segundos

O governador Renan Filho (MBD) reuniu a imprensa no Salão de Despachos, no Palácio República dos Palmares, na manhã desta quinta-feira (17), para apresentar os dados referentes ao mês de setembro deste ano, que apontam a diminuição no número de homicídios, de assaltos a ônibus e de roubo de veículos, bancos e estabelecimentos comerciais em Alagoas. 

Segundo o balanço apresentado pelo chefe do Executivo estadual, setembro foi o 15º mês consecutivo a apresentar redução dos índices criminais no estado. Alagoas já havia registrado, em agosto, o 14º mês consecutivo de queda no número de homicídios, convertendo-se na maior redução da série histórica. 

"Mais uma vez o mês de setembro, para Alagoas, temos o menor resultado da série histórica. Tivemos 104 mortes para o mês de setembro contra 120 do ano passado, contra um estado que já chegou em 2013 a ter 180. Com relação ao máximo é uma redução de 80 mortes, que dá mais de 40% para o mês de setembro e com relação ao ano passado reduzimos mais 13,3%", revelou o governador.

Na ocasião, o governador fez um balaço dos números de homicídios registrados nos nove primeiros meses de 2019, em Alagoas. Destes, 109 foram registrados em janeiro; 106 em fevereiro; 102 em março; 107 em abril; 105 em maio; 87 em junho; 85 em julho; 80 em agosto e; 104 em setembro.

"De janeiro a setembro, em Alagoas, já chegamos a ter, em 2011, 1808 assassinatos. De janeiro a setembro de 2019 registramos 886. São quase mil mortes a menos, em menos de um ano, do ápice da violência onde a redução foi de 51% e do ano passado para esse, reduzimos em Alagoas, até o final de setembro 24,7% com relação ao ano de 2018", complementou.

Na coletiva, o governador revelou que esteve reunido em Brasília (DF), na terça-feira (15), com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, oportunidade em que apresentou os bons resultados alcançados pela Segurança Pública em Alagoas e solicitou o empenho de recursos para a construção de dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) do tipo 3 em Maceió.

“O ministro garantiu que vai trabalhar para empenhar os recursos dos Cisps tipo 3 até o mês de novembro. A partir daí, vamos licitar e eu espero que no ano que vem já tenhamos os Cisps do tipo 3 em construção na capital para dar sequência à agenda de entregas na Segurança Pública”, disse o governador.

Maceió

Em Maceió, foram registrados 30 homicídios em setembro deste ano. Por outro lado, a redução de assaltos a coletivos em comparação ao ano passado foi de 72%. “Até o 17º dia deste mês registramos sete homicídios na capital. E esse mês, provalvemente, vamos ter menos de 100 novamente. Nosso desafio agora é encontrar um ano sempre com meses abaixo de 100 homicídios", finalizou Renan Filho.

Roubo a bancos

De janeiro a setembro deste ano, Alagoas registrou quatro roubos a instituições financeiras. Na ocasião, Renan Filho fez um comparativo que mostrou que no mesmo período de 2014, o Estado teve 36 roubos. “Foi uma redução de 81,8%”, revelou.