Geral

Secretário João Lessa ressalta convênio com FAPEAL para bolsistas do Programa Criança Feliz

Os bolsistas têm transferido conhecimento durante a capacitação de supervisores e visitadores municipais

Por Assessoria 18/10/2019 14h02
Secretário João Lessa ressalta convênio com FAPEAL para bolsistas do Programa Criança Feliz
João Lessa, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social - Foto: Assessoria

O Programa Criança Feliz, lançado há 3 anos pelo governo Federal por meio do Decreto nº 8.869, de 05/10/2016, tem caráter intersetorial, e foi criado para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O Criança Feliz visa implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

“Trata-se de uma ação inovadora na política pública intersetorial em que a SEADES também atua contribuindo para a compreensão do contexto familiar, do estreitamento da relação entre o profissional e a família. Quando esse pesquisador bolsista se desloca até o domicílio das famílias também possibilita um reconhecimento do território, identificando potenciais e desafios, bem como demandas que poderão ser trabalhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS em articulação com a rede local”, afirmou João Lessa, Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social.

Tendo ações voltadas à Primeira Infância como uma de suas prioridades, João Lessa, numa ação pioneira, firmou convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) para oferecer a nove pesquisadores bolsistas da Instituição, a oportunidade de junto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ajudar no andamento das ações do Criança Feliz.

Os bolsistas têm transferido conhecimento durante a capacitação de supervisores e visitadores municipais na metodologia “Care for Child Development (CDC)” de visitas domiciliares, cedida ao Brasil pelo UNICEF/OPAS, aos 98 municípios que realizaram adesão ao programa em Alagoas.

O monitoramento acontece por meio de reuniões técnicas in loco realizadas pelos pesquisadores-bolsistas que se responsabilizam pela articulação entre os órgãos públicos estaduais e municipais, terceiro setor e sociedade, além da prestação de assessoria técnica na elaboração de planos regionais voltados à primeira infância e informações à União a fim de possibilitar o seu controle.

Dessa maneira é possível difundir e acompanhar a aplicação da metodologia de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança, possibilitando aos municípios Alagoanos a execução de visitas domiciliares, de atenção e apoio à família, o fortalecimento de vínculos e o estímulo ao desenvolvimento infantil.