Polícia

MEC reformula proposta do Future-se e diz que lançará nova consulta pública até o dia 28

Nova versão começou a circular nesta quarta-feira (16), cita a 'obediência à autonomia universitária'

Por G1 18/10/2019 08h08
MEC reformula proposta do Future-se e diz que lançará nova consulta pública até o dia 28
Projeto foi rejeitado pelo consuni na Universidade Federal de Alagoas - Foto: Ufal

Três meses após o lançamento da proposta do Future-se, o Ministério da Educação (MEC) reformulou o documento inicial e passou a divulgar, nesta semana, uma nova versão da proposta. A pasta confirmou a versão reformulada na tarde desta quarta-feira (16), ressaltando que ela ainda está recebendo contribuições e análise técnica, e afirmou que pretende submeter o documento em uma nova consulta pública até o dia 28 de outubro.

Apresentado pela primeira vez em julho, o Future-se é uma proposta do governo federal para ampliar as fontes de financiamento das universidades e instituto federais – a ideia é manter o orçamento anual das instituições, aprovado sempre pelo Congresso Nacional, mas alterar leis para expandir as possibilidades de captação de recursos, incluindo a possibilidade de contratação de organizações sociais para a execução de atividades.

A proposta tem sido debatida em várias universidades federais, e recebeu críticas principalmente pelo fato de ser pouco detalhada e de trazer possíveis riscos à autonomia da gestão financeira das instituições.