BOM DESEMPENHO

Alagoas sobe duas posições no Ranking de Competitividade

Estado se destacou nos pilares de Inovação

POR: Agência Alagoas
Governador Renan Filho participou da solenidade em São Paulo com outros secretários
Agência Alagoas

Alagoas subiu duas posições no Ranking de Competitividade dos Estados, em sua 8ª edição. Elaborado pelo Centro Liderança Pública (CLP), em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Econimist Intelligence Unit, o estudo foi divulgado nesta sexta-feira (18), na sede da B3 (Bolsa de Valores), em São Paulo (SP). O levantamento possui 10 pilares e 69 indicadores que buscam mensurar o desempenho dos Estados em diferentes áreas.

“Essa é uma demonstração que os investimentos que o Estado vem fazendo melhoram a vida das pessoas e aumentam a competitividade de Alagoas. Órgãos de importância verificam isso e hierarquizam as boas práticas no Brasil, demonstrando que o nosso Estado está no caminho certo”, avaliou Renan Filho, que participou da solenidade em São Paulo.

O Ranking de Competitividade dos Estados tem como objetivo principal alcançar um entendimento mais profundo e abrangente das 27 unidades da federação, trazendo para o público uma ferramenta simples e objetiva para pautar a atuação dos líderes públicos brasileiros na melhoria da competitividade e da gestão pública dos seus estados.

Como resultado final, foram selecionados 69 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Com nota geral de 48,2, Alagoas subiu duas posições, de 16º para o 14º lugar, destacando-se em Inovação. Neste pilar, o Estado galgou 11 posições, estabelecendo-se no 10º lugar entre todas as unidades da Federação. Outros destaques foram: Capital Humano, com o avanço de sete posições e a 10ª colocação alcançada; Sustentabilidade Social, com a elevação de 6 posições e o 16º lugar atingido; e Segurança Pública, também com o avanço de seis posições e o 12º lugar conquistado.

Em 2018, Alagoas já havia protagonizado o maior salto no Ranking de Competitividade dos Estados, subindo oito posições no quadro geral: saiu da 24ª para a 16ª colocação. No Ranking de Competitividade da região Nordeste, Alagoas ocupa a terceira posição, atrás apenas da Paraíba e do Ceará.

“Alagoas tem avançado muito nesse ranking que compara todos os Estados da Federação. O Estado sempre ocupou a última posição no estudo, era o lanterna até 2016. A partir de então, tem se movido nesse ranking como resultado da melhoria das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado”, recordou o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que também participou da solenidade em São Paulo. 

Prêmios

Alagoas ainda venceu, em duas categorias, o Prêmio de Excelência em Competitividade, promovido pelo CLP. O Estado ficou com o primeiro lugar em “Destaque Crescimento” e “Destaque Boas Práticas”. Este com o Programa Criança Alagoana, o Cria.

 

Alagoas Ranking de Competitividade sobe duas posições

Veja Também

Comentários