Geral

Alunos da Escola Sesi Cambona ganham troféu na Mostra Brasileira de Foguetes

Voo do foguete construído a partir de garrafa pet rendeu troféu

Por Assessoria 22/10/2019 10h10
Alunos da Escola Sesi Cambona ganham troféu na Mostra Brasileira de Foguetes
Alunos ganham troféu na Mostra Brasileira de Foguetes - Foto: Assessoria

“Ai, meu Deus! Este foi na Lua!”, vibrou o locutor da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), durante o lançamento feito pelos alunos da Escola Sesi Cambona, na competição realizada em Barra de Piraí/RJ, no último fim de semana. 

Enquanto isso, os alunos pulavam de alegria, pressentindo que o voo do foguete construído a partir de garrafa pet renderia um troféu para a equipe do Sesi Alagoas. Foi o que aconteceu: a equipe formada pelos alunos Letícia Kishimoto, 16, Maria Vitoria Torres, 17, e Robson Matheus, 18, ganhou o prêmio no Nível 4 – categoria Ensino Médio.  

Durante os quatros dias do evento – de 18 a 21 últimos –, estudantes de todo o Brasil participaram de palestras, oficinas e montagens de foguetes feitos com PVC e papel, além do momento mais esperado por eles: os lançamentos.

A coordenadora de Educação Básica do Sesi/AL, Elaine Lopes, explica que a MOBFOG é uma olimpíada inteiramente experimental, pois os estudantes devem construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. 

“Foguetes e bases de lançamentos são construídos pelos próprios alunos, que aplicaram, na prática, toda a teoria vista em sala de aula, por meio dos componentes curriculares de Ciências, Física e Geografia”, disse. 

A competição também é positiva para o aprendizado, destaca a professora de Geografia, Andréa Souza. “Esses eventos são fundamentais para o crescimento dos alunos, pois, ao trabalharem de forma interdisciplinar, desenvolvem a habilidade para o trabalho em equipe, reflexão e resolução de desafios”, afirmou.