Justiça

?TJAL terá centro de conciliação em faculdade na parte alta de Maceió

Unidade a ser instalada na Faculdade Raimundo Marinho atuará em parceria com a Ame

Por Redação, com assessoria 23/10/2019 15h03
?TJAL terá centro de conciliação em faculdade na parte alta de Maceió
Diretor Tiago Sarmento e desembargador Tutmés Airan assinam convênio - Foto: Caio Loureiro

O Poder Judiciário de Alagoas firmou convênio com a Faculdade Raimundo Marinho para a implantação de um Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) na sede da instituição no Tabuleiro do Martins, em Maceió.

A unidade atuará em parceria com a Ame - Associação para Acolhimento de Mulheres Vítimas de Violência. “Esse Cejusc tem um quê de ineditismo, porque vai funcionar nele uma unidade de proteção à mulher, com toda uma área de apoio psicossocial. É um avanço importante”, destacou o presidente do Judiciário, desembargador Tutmés Airan.

A iniciativa abrange duas bandeiras prioritárias da atual gestão do Tribunal de Justiça, afirma o juiz José Miranda, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). “O Tribunal ofereceu curso ao pessoal da Raimundo Marinho, então são mediadores e conciliadores formados, atendendo toda comunidade daquela região”, acrescentou.

De acordo com Júlia Nunes, presidente da Ame, a associação oferece às mulheres atendimento jurídico, psicológico, nutricional, fisioterápico e fitoterápico. “Recebemos o convite para funcionar dentro do Cejusc e estamos muito felizes com essa participação. Estamos quebrando o ciclo da violência em Alagoas”.

O diretor-geral da Faculdade Raimundo Marinho em Maceió, Tiago de Lima Sarmento, agradeceu ao Tribunal pela parceria. “Esse trabalho gera uma satisfação gigante para a instituição e traz oportunidade para os nossos alunos conviverem com as realidades de teoria e prática, algo que está em nossa matriz curricular”.