Meio ambiente

Ministro do Desenvolvimento Regional diz que AL não precisa decretar emergência

Gustavo Canuto participou de reunião com governador Renan Filho

Por 7Segundos 23/10/2019 11h11
Ministro do Desenvolvimento Regional diz que AL não precisa decretar emergência
Reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o governador Renan Filho - Foto: Reprodução/ Vídeo

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, se reuniu com o governador Renan Filho e prefeitos dos municípios mais afetados pelo óleo nas praias nesta quarta-feira (23), no Palácio Republico dos Palmares.

Em entrevista coletiva, Gustavo Canuto disse que acredita que Alagoas não precisa decretar estado emergência ambiental.

Ele disse que os municípios podem decretar de forma independe e, após ser reconhecido pelo Governo do Estado e o Governo Federal, vão conseguir recursos para auxiliar nos trabalhos de descontaminação.

“O Nordeste é a principal fonte de turismo do Brasil inteiro. Nesses três meses de alta temporada, algumas pessoas tiram o sustendo para resto do ano. É preciso preservar o turismo”, explicou

O ministro ressaltou a cooperação do Governo Federal com os estados e municípios e disse que desde o início de setembro o governo tem se mobilizado para descobrir a origem do óleo.

“Não há ideologia em desastre ambientais. A gente vai mostrar para o mundo que o Brasil consegue revolver”, disse.

O governador Renan Filho também defendeu que os municípios decretem estado de emergência.

“Cerca de 80% do território alagoano não foi afetado, então não há necessidade de todo o estado decretar. Quero aproveitar para agradecer o Ibama, Marinha e as prefeituras pela cooperação”, afirmou.