Geral

Postos de atendimento da Polícia Federal não terão expediente na próxima segunda (28)

Postos de atendimento da Polícia Federal não terão expediente na próxima segunda (28)

Por Assessoria 24/10/2019 17h05
Postos de atendimento da Polícia Federal não terão expediente na próxima segunda (28)
Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, localizada na Av. Walter Ananias, 705 - Jaraguá, em Maceió/AL - Foto: Reprodução/Internet

A Polícia Federal informa que, no próximo dia 28 de Outubro de 2019, segunda-feira, não haverá expediente na Superintendência Regional da Polícia Federal em Alagoas, localizada na Av. Walter Ananias, 705 - Jaraguá, em Maceió/AL, fone 82-3216-6767, como também não haverá expediente no Posto de Atendimento de Emissão de Passaporte – PEP, localizado no Shopping Maceió (antigo Shopping Iguatemi).

Anualmente, nessa data especial de 28 de Outubro, é celebrado o Dia do Servidor Público. A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.

Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal. Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um Estado e os federais são subordinados à União da República.

ORIGEM DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

Em parte, o que motivou a criação da data pelo Conselho, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938. No Brasil, na maioria dos Estados e dos municípios, o Dia do Servidor Público é considerado como ponto facultativo para os profissionais da área.

Em razão disso, o art. 236, da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, estabelece que “o Dia do Servidor Público será comemorado a vinte e oito de outubro”.