Educação

Prazo para escolas atualizarem dados do Censo Escolar encerra em 31 de outubro

Todas escolas, públicas ou particulares, que preencheram o cadastro inicial devem atualizar ou confirmar os dados no sistema

Por Agência Alagoas 25/10/2019 09h09
Prazo para escolas atualizarem dados do Censo Escolar encerra em 31 de outubro
Escolas tem até dia 31 de outubro para enviar os dados - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) faz um alerta para as escolas alagoanas, públicas e particulares, que ainda não atualizaram os dados do Censo Escolar 2019: o prazo encerra na próxima quinta-feira (31) e o link de acesso ao sistema é http://educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/.

Segundo a supervisora da Estatística e Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Gabriel, todas as escolas que declararam os dados na etapa inicial - públicas e particulares - devem retificar ou confirmar os dados.

“Este período é importante porque é o momento para corrigir e/ou confirmar os dados que foram declarados na primeira etapa da coleta inicial, especialmente os dados de matrícula. Em casos de duplos vínculos, quando o mesmo aluno está lotado em duas escolas, a escola onde aluno realmente está estudando precisa entrar e confirmar esta matrícula. Se as duas unidades que colocaram o mesmo aluno não confirmarem, o Inep exclui a matrícula”, explica a Ivandelma.

Todos os dados que foram declarados na coleta inicial estão passíveis à alteração e/ou confirmação, desde os dados como caracterização da escola, quantitativo de alunos, dados pessoais, vinculação da turma, qualquer dado que apresentou inconsistência pode ser corrigido nesta etapa.

Ideb - A supervisora destaca a importância do preenchimento desta etapa para os resultados e benefícios direcionados às escolas, sobretudo as públicas. Além dos recursos federais, outro ponto importante é o cálculo do Índice de Educação Básica (Ideb).

“As escolas privadas passam pelo processo de conscientização em fazer esta declaração, mas não com a mesma obrigatoriedade das públicas. Esta têm uma responsabilidade ainda maior, porque todas as políticas públicas da Educação e recursos federais estão ligados aos campos de preenchimento do Censo: merenda, transporte, livro didático, Fundeb, e inclusive o Bolsa Família, têm a ver com o quantitativo de alunos e informações prestadas no Censo. E este ano é ano de Saeb , o Sistema de Avaliação da Educação Básica, então, se, por acaso, a escola não confirmar seus dados e o aluno estiver com duplo vínculo, ela corre o risco de perder o aluno. E se este for da turma avaliada, vai impactar na taxa de participação, que, por sua vez, pode influenciar diretamente no resultado do Ideb no ano que vem”, alerta Ivandelma.