Mundo

Incêndios na Califórnia obrigam mais de 50 mil pessoas a deixarem suas casas

Companhias energética fizeram desligamentos preventivos para evitar que linhas danificadas piorassem as queimadas

Por G1 25/10/2019 08h08
Incêndios na Califórnia obrigam mais de 50 mil  pessoas a deixarem suas casas
Motoristas dirigem em meio ao fogo na Califórnia nesta quinta-feira (24) - Foto: Noah Berger/AP Photo

Incêndios florestais na Califórnia, Estados Unidos, forçaram a retirada nesta quinta-feira (24) de cerca de 50 mil pessoas que vivem ou trabalham no norte do estado. Ventos secos e quentes aumentaram o risco das queimadas, e companhias energéticas desligaram, mais uma vez, a eletricidade na região.

Os incêndios atingiram 39 km² de uma região vinícola no norte de San Francisco. Imagens mostram casas totalmente destruídas pelo fogo. Até a última atualização desta reportagem, não havia dados sobre mortos e feridos.

A situação é mais séria no vilarejo de Geyserville, no norte do estado. De acordo com o "Los Angeles Times", vivem no local 929 pessoas.

Autoridades disseram à agência Associated Press que alguns dos moradores se recusaram a deixar suas propriedades. Em uma coletiva de imprensa, o xerife do condado de Sonoma, Mark Essick, implorou que obedecessem à ordem de evacuação.

As companhias energéticas da Califórnia iniciaram, desde o começo da temporada de incêndios, uma série de desligamentos preventivos. A medida serve para evitar que os ventos derrubem fios já danificados – as empresas passam por dificuldades financeiras – e, com o calor e tempo seco, deem origem aos incêndios.

Os apagões deixaram centenas de milhares de pessoas sem luz na Califórnia, especialmente na parte norte do estado. Há duas semanas, um desligamento semelhante fez cerca de 2 milhões ficarem sem eletricidade.