Política

“Os trabalhadores querem menos direitos e mais trabalho”, diz Bolsonaro

O presidente falou que o governo pensa um plano de empregabilidade para pessoas com até 29 anos de idade e acima de 55

Por Carta Capital 26/10/2019 10h10
“Os trabalhadores querem menos direitos e mais trabalho”, diz Bolsonaro
“Estou em um país capitalista”, diz Bolsonaro ao desembarcar na China - Foto: José dias

O governo Bolsonaro sinalizou que está discutindo ações para a criação de empregos. Em entrevista coletiva cedida em Pequim, o presidente declarou que vem sentindo dos trabalhadores que eles preferem “menos direitos e mais postos de trabalho”.

“O pessoal sempre fala em direito, direito, direito… E esquece deveres. O que eu tô sentindo por parte do trabalhador — não sou eu, é que eles querem… [Os trabalhadores] já falam: ‘Se for possível, menos direito e [mais] emprego”, declarou.

Ele não deu detalhes de quais direitos poderiam ser cortados, mas adiantou que há um plano de estímulo à empregabilidade voltado para pessoas com até 29 anos de idade e acima de 55. O ministro da economia, Paulo Guedes, também afirmou que essa será a agenda econômica e que a proposta precisa ser validada com o presidente, e que a pretensão é enviá-la ao Congresso já em novembro.

O plano ainda deve modificar a questão da estabilidade de carreira para novos servidores públicos. O presidente adiantou que novos contratados não terão garantia de permanência no emprego depois de três anos, como define hoje a Lei 8.112, que rege o serviço público federal.