Geral

Marcelo Palmeira visita gestão do Criança Feliz em Brasília

Programa atende mais de 700 famílias em Maceió

Por Ascom Semas 26/10/2019 11h11
Marcelo Palmeira visita gestão do Criança Feliz em Brasília
Marcelo Palmeira e equipe técnica do Programa Criança Feliz - Foto: Ascom

Com o objetivo de ampliar a rede de atenção e cuidado integral das crianças na primeira infância, o Programa Criança Feliz, intitulado em Maceió como Primeira Infância Cidadã, foi implantado em agosto deste ano e já está atendendo mais de 700 famílias em Maceió. O vice-prefeito e secretário municipal de Assistência social, Marcelo Palmeira, esteve na sede do núcleo de acompanhamento e gestão do programa Criança Feliz, em Brasília, para viabilizar recursos e dialogar com a equipe técnica que faz parte da gestão do programa.

“Visitei as instalações internas do núcleo de gestão do Criança Feliz e acompanhei todo o trabalho desenvolvido pelas equipes que articulam o programa com os demais municípios.  O Criança Feliz está presente em 2.620 municípios brasileiros e nós estamos fazendo parte disso. São mais de 20 milhões de visitas domiciliares desde a implementação do programa, atendendo mais de 640 mil crianças e 125 mil gestantes. Trata-se do maior programa a nível mundial em visitação domiciliar para promoção do desenvolvimento da primeira infância, e levar para Maceió esse programa foi sem dúvida um ganho muito grande para a população em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou Marcelo.

A principal ação do Primeira Infância Cidadã consiste na realização de visitas aos domicílios das famílias, assumindo um papel fundamental na prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil. O público-alvo do programa é composto por gestantes, crianças de até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família, crianças de até 06 anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias, e crianças de até 06 anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no Artigo 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990 e suas famílias.

Para a coordenadora geral de Monitoramento e Gestão da Informação, Cícera Pinheiro, saber que os profissionais do Primeira Infância Cidadã em Maceió já estão atuando traz um resultado muito positivo. “Ver que Maceió já está executando o programa nos deixa muito satisfeitos. São mais de mil famílias que precisam e devem ser assistidas e as visitas servem para aproximar os serviços dos cidadãos, reconhecendo as necessidades de cada realidade e fortalecendo o desenvolvimento da primeira infância”, declarou.

A estimativa é de que o programa Primeira Infância Cidadã alcance em média 1.500 famílias em Maceió. Os bairros beneficiados são Benedito Bentes, São Jorge, Jacarecica e na região da Área Lagunar. São 50 visitadores trabalhando na rotina das visitas e seis supervisores, todos inseridos no sistema do programa. As equipes do programa ficarão nos Cras Bela Vista, no Sítio São Jorge, no Cras Área Lagunar, no Prado e Selma Bandeira no Benedito Bentes. O Primeira Infância Cidadã promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância, e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.