Educação

Alunos da Escola Sesi/Senai estão entre os melhores do País na robótica

Os alunos foram desafiados a construir e programar um robô para resgatar vítimas de desastre

Por Assessoria 28/10/2019 10h10
Alunos da Escola Sesi/Senai estão entre os melhores do País na robótica
Equipe do Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes ficou em terceiro lugar - Foto: Divulgação

A cada ano, o nível das equipes brasileiras que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) fica mais alto e a Rede Sesi/Senai de Educação de Alagoas continua entre os melhores. A confirmação veio nesse sábado, 26, com a conquista do terceiro lugar da equipe Robomac, da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, na etapa nacional realizada em Rio Grande/RS.  

A OBR reuniu cem equipes, sendo 50 times do Nível 1, correspondente ao ensino fundamental, e 50 do ensino médio, categoria em que os alagoanos ganharam troféu. Nessa competição, os alunos foram desafiados a construir e programar um robô para fazer o resgate de vítimas numa simulação de desastre. 

O robô tinha que ser autônomo, encontrar essas supostas vítimas, fazer o resgate da maneira mais rápida possível, cometendo o menor número de erros durante o trajeto, conta o professor de Robótica Eduardo Monteiro. 

Os alagoanos conseguiram destacar entre 50 equipes. “Ficamos em primeiro lugar na primeira fase e, na etapa final, onde eles tinham oito minutos para cumprir o desafio, conseguimos o pódio, entre equipes de um nível super alto, garantindo um prêmio inédito para a nossa rede de Educação e para Alagoas”, afirmou.


É uma conquista coletiva, fruto do total apoio de todos, da equipe técnica aos gestores, lembra a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, que recebeu a notícia da premiação na robótica com entusiasmo. “Nosso aplauso, reverência... estou muito emocionada com esse dia de hoje, de tantas conquistas que a gente vem tendo”, disse ela.

O aluno Rian Gabriel, 18 anos, que cursa o 3° ano do ensino médio e o curso técnico de Informática para Internet na Escola Sesi/Senai, era só gratidão. “Participo da robótica desde 2015 e isso vem ajudando a crescer na minha vida pessoal e profissional, pois o que aprendi desde os treinos até as competições é o mais importante”, revelou.

Conforme a supervisora de Educação Básica do Sesi, Elaine Lopes, esse prêmio tem um grande significado para a Educação da Rede Sesi/Senai. “Esse resultado só confirma que estamos no caminho certo, pois a Educação da Rede respira inovação e tecnologia”, ressaltou.

O troféu ficará exposto na Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes para que todos possam vê-lo. Neste período de final do ano, os alunos têm mais um desafio: a etapa nordestina da First Lego League (FLL). “Agora o foco total é para essa próxima  competição, para que possamos trazer mais resultados para a educação alagoana”, avisa o professor Eduardo Monteiro.