Geral

Empreendedorismo digital: O que é e como trazer seu negócio para a internet?

Por 7segundos 28/10/2019 19h07
Empreendedorismo digital: O que é e como trazer seu negócio para a internet?
Empreendedorismo digital: O que é e como trazer seu negócio para a internet? - Foto: Ilustração

Com números incríveis e assustadores de acessos a web pelo mundo todo, a pergunta é: Como trazer seu negócio para a Internet? O Iminente sucesso do ambiente digital, clique a clique, compartilhamentos, visualizações: fortalecem as ferramentas que podem favorecer sua empresa. 

Empresas gigantes no mercado não ficaram de fora do “boom” que a internet significa. Marcas como Coca-cola, Americanas, Magazine Luíza, entre outras, promovem todos os dias novidades e descontos atrativos. Então, por que não ampliar o campo de atuação e divulgação da sua empresa?

Vamos falar sobre empreendedorismo digital, o que é e como funciona, como gerir seu negócio online e etc. O momento é esse! Siga nossas dicas e se prepare para novos resultados na sua empresa.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é a ação de oferecer serviços ou produtos nos meios digitais. É acrescer lucros ao faturamento da empresa, de forma eficaz, através de venda pela web.

Você pode vender produtos ou serviços e ser um grande empreendedor do mercado moderno. O modelo do seu negócio precisa ser definido previamente. Não se esqueça que para cada passo deve haver planejamento e organização. Ambas são atitudes fundamentais para obter sucesso em qualquer tipo de negócio. Não abra mão!

 

Por onde começar essa caminhada?

O passo inicial, seja online ou offline, é saber o que vender, para quem vender. Consiste em estabelecer o nicho de mercado. A fatia de algum segmento específico no mercado, pessoas com interesses e necessidades comuns.

Para determinar o ramo em que irá atuar, faça uma pesquisa de mercado. Analise os segmentos que oferecem maior chance de faturamento, segmentos que atraem o público. 

Considere seu gosto pessoal, que tipo de produto ou serviço pode oferecer, afinal seu negócio necessita de autenticidade. Característica que anda lado a lado de marcar firmadas no mercado.

 

Vantagens do empreendedorismo digital

Investir em algum tipo de negócio online traz diversas vantagens ao empreendedor. Seja ele autônomo ou dono de uma grande empresa. Para não “comer poeira” da concorrência, é necessário aparecer na web! Além disso, existem benefícios que trarão retorno (muitas vezes) maior ainda do que as expectativas.

 

Atuar livremente

Quem empreende pela internet pode atuar livremente, fazendo seus próprios horários e trabalhando de acordo com suas ideias. O empreendedor digital é ainda mais autêntico e fiel ao que acredita. E faz com seu negócio o que bem entende para colher frutos através do bom planejamento traçado.

 

Investimento baixo com retorno alto

Como já dissemos, a grande vantagem de empreender online é o investimento baixo com retorno alto. Imagine se ainda vivêssemos em outros tempo, onde era possível apenas usar outdoors caros ou rádio para divulgação. É bem verdade que esses meios ainda funcionam excelentemente. Contudo, pedem um orçamento maior. 

Ao optar pela divulgação no mundo online, você gasta muuuiiito pouco e mostra seu projeto para milhares de pessoas.

 

Contratar uma Agência de Marketing Digital

Terceirizar serviços pode assustar quando se fala em investimento. Entretanto, contratar uma agência de marketing digital representa escolher mão de obra totalmente qualificada que trará um retorno maior e mais rápido. 

Por isso, vale a pena olhar com carinho para essa dica! Diante do tamanho que é este departamento e os múltiplos lucros que a internet tem a oferecer ao seu negócio, pense nessa possibilidade. Com isso, diminui a carga de trabalho e aumenta o faturamento da sua empresa com retorno significativo.

 

Comodidade e mobilidade

Você está no meio do trânsito e é chamado para prestar serviço, ou recebe notificação de compra de um produto… Sim, isso é possível. Trabalhar como quiser e de onde quiser é uma das grandes vantagens do empreendedorismo digital.

Através de um notebook ou smartphone, há possibilidade de gerenciar seu negócio sem a pressa de ir ao escritório. A comodidade e a mobilidade são o sonho de todo empreendedor. Com tanta rotina e correria, ficou mais fácil comercializar o seu projeto.

 

Automatização

Outra forma de ganhar tempo é a automatização dos seus negócios. Embora seja um processo trabalhoso, é importante construir funcionalidades para os clientes como: sequências de emails, conteúdos novos, cadastramento dos usuários; prestação de serviço rápida e simples. É ótimo para o cliente, melhor ainda para você!

 

Atendimento totalmente personalizado

Todo cliente fica satisfeito quando recebe algum tipo de contato com o seu nome em destaque. Pois é. Isso é possível pelo atendimento totalmente personalizado. 

Esse formato ajuda a entender ainda mais o seu nicho, como ele funciona e o que procura. Permitindo atuar da forma que ele realmente deseja e espera. Com a tecnologia ao nosso lado, nos aproximamos ainda mais do consumidor e podemos usar ferramentas interessantes como:

Sistemas de hashtags;

Tecnologias de rastreamento;

Redes sociais;

Email Marketing (inclusive, com resposta automática).

Trate seu carro-chefe como ele merece e estabeleça a autoridade da sua marca.