Geral

Adeal inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra aftosa nesta sexta

A segunda etapa vai ocorrer durante todo o mês de novembro

Por Agência Alagoas 30/10/2019 10h10
Adeal inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra aftosa nesta sexta
Expectativa da Adeal é vacinar 500 mil animais com até dois anos de vida - Foto: Ascom Adeal

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa nesta sexta-feira (1º) em Alagoas. Para manter a sanidade animal, criadores devem vacinar e declarar os bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses até o dia 31 de novembro. A expectativa da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é vacinar 500 mil animais com até dois anos de vida.

Para estimular os criadores de todo o estado, o corpo técnico da Adeal promove, no dia 2 de maio, a vacinação assistida de um rebanho de bovinos contra a febre aftosa, que é uma maneira prática de iniciar a vacinação. A ação será acompanhada pela diretoria do órgão estadual e realizada, nesta sexta, a partir das 10h, no Parque da Pecuária, no bairro do Prado, em Maceió, durante a 69 Exproagro.

Este ano, assim como na primeira etapa da imunização, a vacina vai ter sua dose reduzida de 5 ml para 2 ml, o que ajudará a diminuir edemas e lesões no local da aplicação. Depois da vacina, os produtores têm até 15 dias para declarar a vacinação junto à Adeal, nos escritórios da Agência distribuídos pelo estado. O criador que deixar de vacinar e declarar, estará sujeito ao pagamento de multas e impedido de circular com os animais.

O produtor deverá adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, devidamente cadastrada na Adeal. Em 2021, Alagoas ficará livre da vacinação, assim, não será mais necessário que o produtor vacine o rebanho, buscando a valorização da carne, juntos aos mercados mais exigentes.

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio deste ano e onde todos os animais foram vacinados, independente da idade, foi registrada uma cobertura vacinal de 95% dos bovídeos em todo território alagoano, o que corresponde a 1.056.854 animais imunizados.

Para o presidente da Adeal, Carlos Mendonça Neto, o Governo do Estado está trabalhando junto ao criador alagoano para que, assim como a primeira etapa da campanha de vacinação contra a aftosa, a segunda seja um grande sucesso. 

“É importante que o produtor rural vacine seu rebanho e depois faça a declaração nos escritórios da Adeal. Todos têm que fazer a sua parte para que Alagoas possa avançar ainda mais na luta contra a doença”, ressaltou o presidente do órgão.

Adeal informa, ainda, que todos os produtores, independentemente de ter animais dentro dos critérios desta etapa da campanha, devem comparecer aos escritórios da agência de defesa agropecuária para atualizar os dados cadastrais e fazer a atualização do rebanho.

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.