Geral

Dia de Finados: confira a programação dos cemitérios de Maceió

Cemitério São José deve receber o maior número de visitantes

Por Redação, com assessoria 31/10/2019 11h11
Dia de Finados: confira a programação dos cemitérios de Maceió
Situado no Trapiche, o Cemitério São José é o maior da capital e deve receber o maior número de visitantes - Foto: Lucas Alcântara/ Ascom Sudes (arquivo

Os cemitérios públicos de Maceió estão preparados para receber os visitantes neste final de semana, quando será celebrado o Dia de Finados, 02 de novembro. Após a realização de manutenção, limpeza, pintura e reparos na infraestrutura, os espaços administrados pela Prefeitura também receberão celebrações religiosas no sábado em homenagem à data, em horários alternados. Durante todo o dia, mais de 10 mil pessoas são esperadas entre os cemitérios que costumam receber maior número de visitantes.

De acordo com a programação divulgada hoje (31) pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão dos cemitérios, as missas serão realizadas nos cemitérios de maior fluxo de visitantes, como o São José e o Nossa Senhora da Piedade durante todo o dia, conforme definição dos párocos das respectivas capelas.

As celebrações acontecem nos seguintes horários: Cemitério Nossa Senhora da Piedade (Prado) às 08h e às 13h30 às 16h30; Cemitério São Luís (Santa Amélia) às 6h30 e às 16h30; Cemitério Nossa Senhora Mão do Povo (Jaraguá) às 08h; Cemitério Nossa Senhora do Ó (Ipioca) às 07h; e Cemitério São José (Trapiche da Barra) às 7h30, às 09h30, às 11h30, às 14h e às 16h.

Durante o dia, os fiéis também poderão comprar velas e flores em homenagens aos entes queridos em barracas de ambulantes devidamente cadastrados e identificados pela Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), que fiscalizará as regiões para coibir a venda irregular ou presença de comerciantes não habilitados conforme o chamamento público do órgão.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também acompanhará as ações no entorno dos cemitérios para coibir eventuais casos de crianças e adolescentes em situação de exploração de trabalho infantil. O trabalho de fiscalização é conjunto, envolvendo a Sudes, Semscs e Semas, contando com o apoio do Ministério Público do Estado, do Ministério Público do Trabalho e do Poder Judiciário.