Geral

Operação Coletivo Seguro: SMTT autua mais de 10 ônibus por irregularidades

Dos veículos vistoriados, cinco deles foram lacrados

Por Redação, com assessoria 31/10/2019 09h09
Operação Coletivo Seguro: SMTT autua mais de 10 ônibus por irregularidades
Mais uma etapa da Operação Coletivo Seguro é realizada pela SMTT - Foto: SMTT

Nesta quarta-feira (30), as equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estiveram nos terminais de ônibus da Colina e Clima Bom com mais uma etapa da Operação Coletivo Seguro. A ação tem como intuito vistoriar as condições de segurança dos veículos que operam no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

No total, 13 ônibus foram autuados pelos mais diversos problemas, a exemplo de iluminação interna e externa deficitárias, elevadores de acessibilidade inoperantes, pneus em mau estado de conservação, sensores sonoros inoperantes e para-brisas trincados, dentre outras irregularidades. Na ocasião, cinco veículos foram lacrados e conduzidos às garagens de suas respectivas empresas. Outros três precisaram ser conduzidos ao pátio de veículos da SMTT, conforme estabelece o Código de Trânsito  Brasileiro (CTB).

“Essa força-tarefa envolve diversas equipes da SMTT e vem acontecendo durante toda a semana com o objetivo de verificar as condições de conservação e segurança dos ônibus que fazem parte do SIMM. Milhares de maceioenses utilizam esses coletivos diariamente para se deslocar às suas atividades, daí é extremamente imprescindível que as empresas cumpram com o que foi acordado por meio de contrato”, pontua o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Quando qualquer problema é identificado nos coletivos do SIMM, os veículos são lacrados e só podem realizar o transporte de passageiros quando a irregularidade for sanada e for liberado pela SMTT. Enquanto ficam lacrados, os coletivos seguem sendo monitorados pelo sistema de monitoramento via georreferenciamento.

Segundo Serafim, a participação da população tem sido extremamente importante para os trabalhos de fiscalização que estão sendo executados. “A SMTT compreende que o cidadão que utiliza o transporte público urbano de Maceió consegue visualizar melhor os problemas e, por isso, valorizamos e incentivamos essas denúncias e reclamações pelo Disque SMTT”, explicou.

Pelo Disque SMTT, no número 118, o maceioense pode registrar qualquer tipo de ocorrência referente aos coletivos. O horário de atendimento é das 7h às 19h, apenas em dias úteis.