Geral

Maceió Rosa: Prefeitura comemora resultados da campanha

Primeira-dama Tatiana Palmeira coordenou o Maceió Rosa

Por Secom Maceió 31/10/2019 10h10
Maceió Rosa: Prefeitura comemora resultados da campanha
Encerramento do Maceió Rosa aconteceu em evento no Cine Arte Pajuçara nesta quarta-feira (30) - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

“Quero é viver”. É com esta afirmação que Severina Amorim testemunha a força para enfrentar o câncer de mama. Ela é paciente da Casa Rosa e participou do encerramento da sexta edição da campanha Maceió Rosa nesta quarta-feira (30). “Descobri a doença com o autoexame e no início fiquei triste, mas busquei ajuda e com fé em Deus, a minha garra e o tratamento, estou lutando pela vida”, relata a doceira.

É com essa mensagem de cuidado com a saúde e coragem que a mobilização da Prefeitura de Maceió chega ao fim. Dados parciais mostram que o Maceió Rosa realizou 1.783 encaminhamentos de mamografias, 1.319 encaminhamentos de citologia e mais de 4.800 testes rápidos. Os números foram apresentados em um evento no Centro Cultural Arte Pajuçara, que reuniu parceiros e apoiadores.

“A palavra de ordem foi e é prevenção”. É assim que a primeira-dama e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira, define o Maceió Rosa. “A cada ano, acho que a gente faz uma campanha melhor. E esse é nosso objetivo, alcançar mais mulheres para que, juntas, possamos vencer essa doença. Com prevenção e descoberta precoce. Outubro termina, mas esperamos que o autocuidado seja levado para sempre”, comentou.

Com a animação de Paty Maionese, a cerimônia de encerramento reuniu representantes das secretariais municipais e de instituições privadas, que apoiaram a campanha. A direção e pacientes da Casa Rosa e do Grupo de Mama Renascer também participaram do evento e foram homenageadas. Também houve sorteio de brindes.

Marina Toledo, assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, agradeceu quem vestiu a camisa e multiplicou a mensagem de prevenção ao câncer de mama. “Esse ano conseguimos um número recorde de atendimentos. Foram mais de quatro mil serviços disponibilizados para a população nas feiras itinerantes e unidades de Saúde, e estamos muito felizes e satisfeitos com a campanha consolidada e bem abraçada por todos. Acaba o mês de outubro, mas não termina o trabalho da Prefeitura na prevenção da saúde da mulher”, destacou ela ao reconhecer a colaboração das instituições apoiadoras.

A programação do Maceió Rosa contou com Feiras de Serviços, Corrida Rosa, capacitação, ações de Saúde nos Cras, palestras, atividades esportivas e recreativas em vários pontos da capital. A mobilização envolveu as secretariais e instituições apoiadoras, com a oferta de diversos serviços.

Nas três edições da Feira de Serviços, foram mais de três mil atendimentos na Levada, no Benedito Bentes e no Calçadão do Comércio. Essa última, no Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama, 23 de outubro, data instituída por decreto do prefeito Rui Palmeira. Os eventos contaram com uma programação extensa com serviços de Saúde, informações sobre a doença e orientações, além de serviços jurídicos e sociais.

Na quinta edição da Corrida Rosa foram mais de mil participantes. O evento aconteceu no Dia das Crianças e levou famílias inteiras para a Praça Multieventos. Com um percurso de 5 quilômetros, a corrida chamou atenção para o autoexame e para a importância da prática de esportes para a saúde.

Parceria

Em 2019, o slogan da campanha foi “Quem Tem Amor-Próprio se Cuida”. Com base nesse tema, que estimula o autocuidado e a prevenção, as camisas da campanha estampam as frases “Eu me cuido” e “Eu tenho amor próprio”, reforçando a necessidade dos cuidados da mulher com a própria saúde. A Camisa Maceió foi vendida pela Casa Rosa e Grupo Mama Renascer, instituições selecionadas por meio de edital.

A venda da camisa é um dos principais instrumentos para essas instituições, que têm a renda revertida para o custeio de atividades. “A cada ano vejo que a campanha tem uma adesão maior por parte da população e de empresas, que vêm somar, tornando a campanha com uma visibilidade maior, e as pessoas tomando consciência da importância da prevenção de fazer seus exames. A venda das camisas ajuda a instituição e permite que a gente faça o trabalho não só em outubro, mas durante todo o ano”, afirmou Myrtha Melo, presidente da Casa Rosa.

Maria Lucia da Silva representou o grupo Mama Renascer. A ex-paciente e voluntária falou da gratidão de mostrar o trabalho da instituição. “A experiência é sempre muito boa, porque através da campanha a gente divulga nosso trabalho e as ações favorecem para que  outras mulheres tenham conhecimento e se conscientizem de que é preciso se cuidar. Cada vez que a gente vai para uma ação fica um sentimento de gratidão por ter levado o cuidado com o câncer, porque é só através da prevenção que a gente consegue o tratamento e a cura”, falou.