Cultura

Filmes produzidos na Ufal serão exibidos na Mostra Sesc de Cinema

Curtas são resultado do Laboratório Escola de Cinema realizado em Penedo

Por Assessoria 01/11/2019 09h09
Filmes produzidos na Ufal serão exibidos na Mostra Sesc de Cinema
Divulgação do curta "Última Carta" - Foto: Assessoria

Dois filmes produzidos em Penedo pelo Laboratório Escola de Cinema da Universidade Federal de Alagoas serão exibidos na 3ª Mostra Sesc de Cinema. Os curtas Rotina e Última Carta serão exibidos em Arapiraca, no dia 6 de novembro e em Maceió, no dia 13 do mesmo mês. 

Ambas produções foram desenvolvidas pelo Laboratório em parceria com a Secretaria Estadual de Educação por meio do curso de Produção Audiovisual, do programa Mediotec, que visa proporcionar uma formação técnica para os alunos de Ensino Médio. O curso foi realizado entre julho de 2017 e agosto de 2018 e como produto, foram produzidos os curtas metragens e lançados no Circuito de Cinema de Penedo no ano passado. Os roteiros foram construídos em sala de aula. 

Participaram do curso de Produção Audiovisual alunos das escolas estaduais Doutor Alcides Andrade e Comendador José da Silva Peixoto. 

O Laboratório Escola de Cinema busca promover ações integradas de pesquisa, formação e extensão, no campo das artes em geral, do cinema e do audiovisual oferecendo capacitação em cursos livres, de forma gratuita para a comunidade, estimulando à produção audiovisual alagoana e promovendo ações de difusão das realizações locais e da produção nacional. 

Outros cursos já foram ofertados em diversas áreas, como operador de câmera, locutor de rádio e TV além de oficinas que integram o Circuito de Cinema de Penedo que fortalecem o audiovisual na cidade de Penedo. 

Conheça a sinopse dos filmes 

Rotina (Direção de Vitória Regina e Sérgio Onofre,13min e 54s) 

Rotina traz o cotidiano perverso e, em muitos casos, silenciado, de agressões sexuais vivida pelas mulheres em diferentes faixas etárias. Crianças, adolescentes e adultas, nenhuma está imune a algum tipo de abuso, agressão ou assédio. Situações cotidianas de constrangimento, de violência, de muita dor e sofrimento. 

Última Carta (Direção de Eduarda Marque e Sérgio Onofre, 20min45s) 

Estefane e algumas amigas, em sua rotina adolescente, saem para conversar, tomar um sorvete, se divertir… Como de costume, param num barzinho onde todos costumam se reunir. Estefane só não sabia que depois daquela noite, nada mais seria como antes.