Educação

?Esmal premia alunos da rede pública que se destacaram em concurso de redação

Três primeiros colocados das redes municipal e estadual receberam tablets

Por DICOM TJAL 02/11/2019 10h10
?Esmal premia alunos da rede pública que se destacaram em concurso de redação
Danyelle Oliveira, de 15 anos, ficou em primeiro lugar entre os estudantes do 1º ano da rede estadual - Foto: Caio Loureiro

A Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) premiou, nesta sexta-feira (1º), alunos da rede pública de ensino que se destacaram no concurso de redação do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE). A premiação contou com a presença de 130 estudantes, além de professores e coordenadores.

O desembargador Fábio José Bittencourt Araújo, diretor da Esmal, destacou a atividade do PCJE. “É muito importante incentivar os alunos do estado e do município a participarem de eventos como esse”, ressaltou.

Segundo o coordenador do PCJE, juiz Anderson Passos, os estudantes escreveram sobre temas que envolviam cidadania e justiça. “Eles puderam refletir sobre aquilo que aprenderam durante o ano, nas ações que realizamos com as escolas”, pontuou.

Professor do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Theonilo Gama, Aldaberon Nunes afirmou que o trabalho desenvolvido pelo PCJE é de extrema importância para a formação dos estudantes. “A Esmal faz uma parceria maravilhosa com a gente, porque trabalha tudo aquilo que o jovem precisa saber para se desenvolver”.

Aluna da Escola Theonilo Gama, Danyelle Oliveira, de 15 anos, ficou em primeiro lugar entre os estudantes do 1º ano da rede estadual com uma redação sobre ética e cidadania. “Eu acho que esse concurso é muito importante, porque é algo tão próximo e muitas vezes a gente não valoriza, muitas vezes a gente não cumpre nosso papel de cidadão, a gente não age de maneira ética, então eu acho 100% importante falar sobre isso”.

Já na rede municipal, o texto vencedor foi escrito por Wyllyane Vitória, de 15 anos, aluna da Escola Antídio Vieira, que se emocionou ao ser chamada para receber a premiação. “No começo eu achava que não ia conseguir, mas depois que fiquei entre as três melhores eu fiquei muito feliz mesmo. Esse concurso de redação pra mim é o primeiro passo, porque meu sonho é terminar meus estudos e ainda quero dar muito orgulho pra minha família”, contou.

Os três primeiros colocados entre os 9ºs anos do Ensino Fundamental da rede municipal e os 1ºs anos do Ensino Médio da rede estadual receberam tablets doados pela Casa da Indústria, assim como os professores que orientaram as produções vencedoras. Já os demais alunos selecionados receberam mochilas com kits escolares.

Confira os estudantes vencedores:

Alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental II

1º lugar - Wyllyane Vitória dos Santos Silva - Escola Municipal Antídio Vieira

2º lugar - Yan Christian da Silva Barbosa - Escola Municipal Tradutor João Sampaio

3º lugar - Raykelly Vitória Rodrigues Soares - Escola Municipal Antídio Vieira

Professor premiado - José Fábio dos Santos (Escola Municipal Antídio Vieira)

Alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio

1º lugar - Danyelle de Oliveira Soares - Escola Estadual Professor Theonilo Gama

2º lugar - Lariane Gabriele dos Santos - Escola Estadual Professora Maria das Graças de Sá Teixeira

3º lugar - Gladson Gabriel Lino Castro - Escola Estadual Professora Maria das Graças de Sá Teixeira

Professor premiado - Adalberon Nunes Geraldo (Escola Estadual Theonilo Gama)