Emprego

Saúde lança PSS para contratação de mais de 200 profissionais

As inscrições iniciam às 14h desta terça-feira (5) e seguem até às 16h do dia 19 de novembro

Por Assessoria 04/11/2019 10h10
Saúde lança PSS para contratação de mais de 200 profissionais
Secretaria Municipal de Saúde - Foto: Pei Fon

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira (4), o edital  do Processo Seletivo Simplificado (PSS), para o preenchimento de 212 vagas existentes e formação de cadastro de reserva para médicos e auxiliares de Saúde Bucal.

As inscrições iniciam às 14h desta terça-feira (5) e seguem até às 16h do dia 19 de novembro e devem ser feitas pelo site da Consulplan, neste link. Serão disponibilizadas 162 vagas para Ensino Superior (médicos de várias especialidades) e 50 Ensino Médio com curso técnico (auxiliares de Saúde Bucal). Os valores das inscrições serão de R$ 139 para nível superior e R$79 para nível médio.

A iniciativa, que acontece em conformidade com a Lei Municipal Nº 6054/2011, que dispõe sobre a contratação de pessoal por prazo determinado para atender o interesse público, foi definida para suprir, de forma mais imediata, a carência de pessoal da Rede Municipal de Saúde, até que seja realizado um novo concurso público, já protocolado pela SMS, e cuja tramitação do processo, em razão de suas complexidades, necessita de um tempo mais extenso para ser concluído e atender à demanda atual.

De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a realização do PSS leva em consideração a oferta de serviços que foi ampliada com a modernização de estruturas e procedimentos da gestão de saúde em Maceió.

“O primeiro ponto é a expressiva expansão da rede de atendimento do município – possibilitada pela construção e reforma de unidades de saúde, a otimização do PAM Salgadinho, a reabertura do Laclim, a disponibilização de novos gabinetes odontológicos e a parceria com as quatro UDAS (Unidades Docentes Assistenciais) – entre outras inovações, que refletiram num significativo aumento de demandas, exigindo profissionais qualificados”, pontua o secretário.

O segundo ponto é o esvaziamento do quadro de servidores, em especial na área médica, resultado de processos de aposentadorias, além da carência de profissionais de outras áreas, detectadas no levantamento realizado pela SMS para o processo de abertura do concurso público.

“O concurso público é um processo muito mais demorado. Por isso, estamos buscando evitar o desperdício de recursos da Secretaria, preenchendo temporariamente essas lacunas com a contratação de pessoal por um prazo determinado, reduzindo essa carência até que seja homologado o resultado do concurso que iremos realizar”, explica Nonô.

Mais informações devem ser conferidas no edital, que está no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira (4), a partir da página 18. Acesse aqui.