Tecnologia

Com menor emissão de gases poluentes, carros elétricos chegam a Alagoas com fábrica local

Carros e bicicletas elétricas serão apresentadas a alunos da rede pública de Maceió nesta quinta-feira (07)

Por Paula Berle 05/11/2019 08h08
Com menor emissão de gases poluentes, carros elétricos chegam a Alagoas com fábrica local
Inovação está sendo apresentada a alunos de escolas locais - Foto: Tuka Motors

Já pensou em um meio de transporte compacto recarregável na tomada e que ainda tem produção em Alagoas? Pois essa é a promessa dos veículos elétricos, inovação que deve mudar a dinâmica do trânsito nas cidades. Apesar de pouco popular no Brasil, o tipo de veículo já é sucesso no mundo todo por não emitir gases poluentes na atmosfera.

Em Alagoas a inovação chega através da nova fábrica da marca Tuka Motors, que está localizada na cidade de União dos Palmares. 

Segundo Antônio Neto, representante da filial no município, além do benefício para o meio ambiente, o usuário que decidir investir em algum automóvel da marca também contará com a economia financeira como fator positivo. Segundo ele, os motores podem ser recarregados na tomada de casa, e consomem menos de R$ 10,00 por mês de energia “ O processo se compara a recarga da bateria de um celular, basta utilizar um adaptador 2ah e é possível conectar em qualquer tomada  110/220v”, contou. 

O primeiro produto a chegar no mercado deve ser a bicicleta elétrica, um meio de condução compacto e que deve ser muito utilizado no lazer, já que os motores feitos de chumbo conseguem atingir apenas 60Km/h. 

Na cidade onde são produzidos, os compactos veículos fazem sucesso entre a população, que está realizando os primeiros testes. Já em Maceió, a novidade será apresentada em uma evento para alunos da rede pública, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e inovação de Alagoas nesta quinta-feira (07) na Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas, a Experiment-AL, que acontecerá de 04 a 07 de novembro, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro do Jaraguá.

A estimativa da empresa é que os produtos da marca cheguem nas lojas até 2020 “estamos concluindo todos os nossos protótipos ainda este ano”, contou Antônio Neto.