Tecnologia

Clientes pré-pago de Alagoas devem realizar recadastramento até dia 18

Cadastro nacional será criado para evitar eventuais fraudes

Por 7Segundos 05/11/2019 09h09
Clientes pré-pago de Alagoas devem realizar recadastramento até dia 18
Celular irregular será bloqueado a partir de sábado em 10 estados - Foto: Agência Brasil

Quem utiliza linha pré-paga em Alagoas tem té dia 18 de novembro para atualizar os dados cadastrais, como parte do projeto de criação do Cadastro noional de usuários dos serviços de celular pré-pago da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além dos alagoanos, os moradores dos estados do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo também deverão realizar o recadastramento, que teve início no dia 2 de setembro. Nos outros estados brasileiros, o processo já foi realizado.

Quem utiliza os serviços deverá ser avisado sobre a necessidade de atualização através de mensagens de texto, ligações e até pop ups de sites. Os clientes também podem acionar os canais de atendimentos das operadoras para realização do recadastramento.

O objeto é a criação de um cadastro nacional, que deverá ser disponibilizado em janeiro de 2020 pela Anatel. Nessa plataforma o cidadão poderá consulsar suas linhas ativas utilizando o registro do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Segundo a Agência, assim será possível identificar eventuais fraudes.