Entretenimento

Federação Israelita dá ultimato após declaração de Silvio Santos sobre Hitler

Apresentador fez uma "brincadeira" de mau gosto no programa desta semana

Por RD1 05/11/2019 15h03
Federação Israelita dá ultimato após declaração de Silvio Santos sobre Hitler
Sobre a saudação “Heil Hitler”, cujo significado é “Salve Hitler”, dita por Silvio - Foto: Reprodução

Silvio Santos “brincou” com uma saudação nazista de Adolf Hitler, responsável pela morte de milhares de judeus, e a Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP), por meio do presidente executivo, Ricardo Berkiensztat, lamentou a situação.

Ao UOL, ele não julgou a fala como maldosa, mas como uma brincadeira de mau gosto: “É uma brincadeira totalmente inapropriada e é um tema com o qual não se brinca, ainda mais Silvio Santos tendo origem judaica”.

“Tenho certeza que ele não fez isso com a intenção de macular a questão do nazismo ou como uma manifestação de ódio, mas é uma brincadeira totalmente inapropriada e sem sentido”, afirmou, com o ultimato de que a situação não fosse repetida.

“Há determinados temas com os quais não se brinca e o nazismo é um deles. Até porque existem sobreviventes do Holocausto com bastante idade e que se sentem totalmente atingidos por isso”, disse ainda.

“No momento em que estamos vivendo no mundo discursos de ódio crescentes uma brincadeira como essa acaba suscitando certas reações desnecessárias e que para nós não são positivas”, declarou.

“Nos últimos tempos Silvio Santos tem feito brincadeiras um pouco mais polêmicas e sem filtro, mas isso acaba afetando uma parcela da população que sofreu com o nazismo”, completou.

Sobre a saudação “Heil Hitler”, cujo significado é “Salve Hitler”, dita por Silvio a partir do minuto 12min30s do vídeo a seguir, Berkiensztat explicou: “Ela era feita quando Hitler passava e se tornou o símbolo do nazismo”. 

Na ocasião, ele fazia o quadro Perguntas ao Auditório e questionou: “Como se chama o pai de Adolf Hitler?”. A resposta seria Alois, mas a plateia não sabia e Silvio comentou: “Ninguém Sabe? Adolf Hitler? Heil, Hitler. Heil, Hitler”.