Serviços

População bloqueia rua com lixo em protesto contra descarte irregular

Moradores de outras regiões despejam resíduos no local

Por 7Segundos 06/11/2019 11h11
População bloqueia rua com lixo em protesto contra descarte irregular
Eles utilizaram lixo e entulhos para bloquear a Rua Bezerra de Menezes - Foto: Cortesia

Moradores utilizaram lixo acumulado para bloquear a Rua Bezerra de Menezes, no bairro do Poço, nesta quarta-feira (06).

De acordo com populares, moradores de outras regiões vão até o local para despejar lixo e entulhos. Eles também disseram que a coleta feita pela Prefeitura de Maceió está em dia.

Em nota, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) também ressaltou que a coleta de resíduos é feita diariamente e que o acúmulo é decorrente do descarte irregular por parte dos moradores.

Confira nota completa:

Responsável pela gestão da limpeza urbana de Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) informa que a coleta de resíduos no bairro Poço é realizada diariamente no período noturno. O acúmulo registrado na região próxima à Praça 13 de Maio é decorrente do descarte irregular por parte dos moradores, sendo um ponto de lixo crônico já mapeado pela Sudes e com limpeza regular.

Para coibir a prática, o órgão da Prefeitura tem realizado ações de educação ambiental e vai reforçar as ações de fiscalização com base no novo Código Municipal de Limpeza Urbana, que prevê multa de R$ 120,00 a R$ 30 mil por descarte irregular. As punições, conforme o código, podem ser aplicadas ao cidadão e empresas flagradas, com valores variados de acordo com a gravidade da infração.

Além disso, a Sudes disponibiliza gratuitamente à população o serviço de coleta de volumosos - a exemplo de móveis e eletrodomésticos, que são resíduos normalmente descartados nos pontos de lixo crônico semelhantes ao da Praça 13 de Maio. Para solicitar a coleta, basta o cidadão ligar para o número 0800 082 2600 ou enviar mensagem pelo Whatsapp ao número 98802-4834. A partir da solicitação, uma equipe é encaminhada à casa do cidadão em até cinco dias úteis.