Geral

“Não estamos discutindo a privatização da Casal”, diz Renan durante Fórum Exame de PPPs

Funcionários da Companhia de Saneamento protestaram em frente ao hotel

Por 7Segundos 07/11/2019 10h10
“Não estamos discutindo a privatização da Casal”, diz Renan durante Fórum Exame de PPPs
Governador foi questionado sobre privatização durante entrevista coletiva - Foto: Cortesia

Alagoas está sediando o Fórum Exame de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões nesta quinta-feira (07) e é a primeira vez que o evento ocorre fora do estado de São Paulo.

Durante entrevista coletiva, o governador Renan Filho afirmou que a privatização da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não está sendo discutida.

“Não estamos discutindo a privatização da Casal. O que estamos discutindo é a subconcessão de uma área da Casal, como forma de alavancar investimentos”, explicou.

Porém, para Renan Filho, a Companhia de Saneamento e o Estado não vão conseguir universalizar o saneamento sozinhas. Ele disse que, apesar de ser o governador que mais aportou recursos próprios para a Casal, enxerga uma ausência de investimentos em saneamento nos últimos 15 anos.

“O que a gente quer é que a própria tarifa seja capaz de sustentar investimentos sem aumento. Defendemos o não aumento e a capacidade de coletar 100% da Região Metropolitana e isso é um investimento superior a R$ 3 bilhões. Por mais que a gente tenha boa vontade, não temos condições de fazer”, disse.

Manifestação contra a privatização 

Funcionário da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se reuniram em frente ao Hotel Ritz Lagoa da Anta, onde o evento foi realizado, para protestar contra a possível privatização. Eles levaram cartazes com frases como “tirem a mão da nossa água”.