Saúde

Ministro da Saúde lança o Conecte SUS em AL, projeto piloto de informatização

Mandetta acredita que estado é um retrato 3x4 do Brasil

Por 7Segundos, com Ministério da Saúde 11/11/2019 13h01
Ministro da Saúde lança o Conecte SUS em AL, projeto piloto de informatização
Ministro da Saúde lança o Conecte SUS em AL, projeto piloto de informatização - Foto: Reprodução/ Instagram

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lançou o programa piloto de informatização da saúde nesta segunda-feira (11) em Maceió. Alagoas é o primeiro estado em que o Conecte SUS será instalado.

Com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a cerimônia foi realizada no Palácio República dos Palmares.

Luiz Henrique Mandetta disse que o estado foi escolhido por causa das diferenças geográficas que Alagoas apresenta. Para ele, a região representa um retrato 3x4 do que é o Brasil.

“Muitas coisas que hoje são alimentadas no sistema não retornam para as cidades, nem como relatórios para que os gestores saibam da realidade de cada unidade. Para o cidadão comum, os resultados começam já em dezembro e janeiro. Vamos optar pelo CPF como o documento de identificação universal, que todo mundo tem. Isso facilita a vida do cidadão”, destacou o ministro.

O programa vai integrar as informações de saúde do cidadão em uma grande rede de dados. Com isso, os profissionais de saúde e gestores terão mais eficiência no atendimento e continuidade ao cuidado do paciente em qualquer tempo e lugar

Alagoas é o estado piloto da implementação do Conecte SUS, que começa com a adesão dos municípios para informatização das unidades de saúde da Atenção Primária, a partir de apoio financeiro do Ministério da Saúde.

Para Renan Filho, o programa se soma aos investimentos que já têm sido feitos pelo Estado.

“É uma grande satisfação trabalhar com o Governo Federal no sentido de melhorar o Sistema Nacional de Saúde, sobretudo na atenção básica e informatização. É o que já tem sido feito em Alagoas em parceira com os municípios. Vamos nos esforçar para fazer funcionar aqui o projeto que ministro quer que funcione em todo Brasil”, disse.