Maceió

Empreendedorismo social: Fernão Velho recebe Liga Maceió

Evento tem como objetivo entender as problemáticas sociais da comunidade e exercitar a criação de soluções

Por Ascom Semas 11/11/2019 21h09
Empreendedorismo social: Fernão Velho recebe Liga Maceió
Participantes realizam reconhecimento de território visitando os pontos históricos do bairro - Foto: André Lira

Com o objetivo de entender as problemáticas sociais da comunidade e exercitar a criação de soluções, o Liga Maceió Impacthon foi realizado pela primeira vez na capital alagoana, nesse sábado (09), no bairro Fernão Velho. O projeto, que já acontece em Recife, foi criado pela escola de inovação social Verda [+] e trazido para Maceió por iniciativa do vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira.

O Liga Maceió Impacthon é uma maratona de impacto social positivo, que contempla uma visita a uma comunidade, guiada por um líder comunitário, promovendo o encontro entre os moradores do bairro, estudantes universitários e profissionais da área de inovação, educação e empreendedorismo social. Os participantes desenvolvem experiência de cocriação, elaborando soluções para as problemáticas observadas in loco. O tema escolhido pela comunidade de Fernão Velho foi “Como atenuar a ociosidade dos jovens, gerando oportunidades e movimento para a comunidade?”.

“Foi um dia totalmente voltado para a comunidade, onde os participantes se dedicaram a pensar soluções eficientes e criativas para resolver o problema da ociosidade dos jovens. Moradores, estudantes da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) e outros profissionais formaram uma grande rede colaborativa para achar uma resposta para o tema. Foram sete grupos discutindo e debatendo as várias maneiras de resolver o problema exposto pela comunidade. Um evento enriquecedor para todos os envolvidos”, detalhou o vice-prefeito.

“Muita coisa depende do poder público, mas tem atitudes que a gente, como morador, pode tomar a frente. E a solução vencedora foi a que mais nos mostrou que podemos, sim, transformar a comunidade. Fernão Velho é um bairro histórico e tem muito a oferecer, muita cultura. Precisamos enaltecer isso e criar a sensação de pertencimento, ter orgulho das nossas origens e passar isso para as outras pessoas. Existem coisas que só dependem da gente, basta unir forças. O evento nos possibilitou enxergar que, com atitudes positivas e boas ideias, nós somos capazes de desenvolver projetos inovadores e que vão render bons resultados. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Maceió, através do Marcelo Palmeira, por ter escolhido nosso bairro para ser palco do primeiro Liga Maceió. Estamos todos maravilhados e otimistas, está sendo tudo muito proveitoso”, afirmou a moradora