Polícia

[Vídeo] Grupo utilizava aparatos da polícia para extorquir comerciantes

Segunda fase da operação foi deflagrada nessa segunda-feira (11)

Por 7Segundos 12/11/2019 09h09 - Atualizado em 28/08/2020 13h01
[Vídeo] Grupo utilizava aparatos da polícia para extorquir comerciantes
Sede da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) - Foto: Assessoria

Os agentes da polícia e falsos policiais, acusados de integrar uma organização criminosa, utilizavam aparatos da Polícia Civil e viaturas falsas para extorquir comerciantes em Maceió.

Nessa segunda-feira (11), a Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) deflagrou mais uma fase operação que resultou com prisão de um policial militar, uma policial civil e mais duas pessoas em julho.

A 17ª Vara Criminal da Capital expediu mandados de prisão contra Gabriel Yuri Gomes dos Santos Rocha, Samarone Mendes Gonçalves, Austerlígenes da Silva Souto, Max Antônio de Andrade e Laryssa Manuela Magalhães da Silva, que está presa desde a primeira operação.

Também foi decretada a prisão preventiva de Juarez José da Silva, que se passava por policial nas ações criminosas do grupo e está foragido.

Dessa vez, o grupo é acusado de praticar extorsão em um condomínio residencial na parte alta da cidade.

De acordo com a Deic, Max Antônio de Andrade ainda teve uma segunda prisão decretada após ser apontada a participação dele na ação ilícita que culminou na deflagração da primeira fase da operação.

Mesmo estando no Rio de Janeiro, o policial era mantido informado de toda a evolução das ações do grupo em Alagoas e recebia parte do dinheiro ilícito.

Além das prisões, a Polícia Civil decretou o afastamento cautelar dos agentes públicos de seus cargos e a suspensão do porte de arma de fogo.

Primeira frase


Em julho, dois policiais militares e mais duas pessoas foram presas por extorquir comerciantes no Mercado da Produção.